qui, 10/08/2017 - 13:32

Cerimônia celebra 60 anos de relacionamento entre japoneses e Vale do Aço

Executivos da Nippon Steel e da Usiminas participaram da solenidade que contou com a presença de mais de 1050 pessoas

Publicidade
Foram comemorados na noite dessa terça-feira (8) os 60 anos da parceria entre os japoneses e a comunidade do Vale do Aço. A cerimônia realizada no Teatro do Centro Cultural Usiminas contou com a presença de 1050 pessoas que acompanharam uma programação que mesclava a cultura nipônica à mineira.

De acordo com os organizadores da solenidade, a ideia central foi marcar a data com agradecimentos à cooperação e hospitalidade proporcionadas aos nipônicos pelos brasileiros.

Publicidade
Publicidade

Durante o evento, os organizadores reservaram um momento para homenagear a comunidade local, que cresceu juntamente com a siderúrgica, buscando renovar o compromisso com as cidades da região.

Além de alguns recortes históricos oferecidos por veteranos, a celebração da presença japonesa no país e na cidade teve a exibição de um vídeo comemorativo e lançamento do livro “Vínculo de Aço”, escrito por Koremasa Anami, que trabalhou por quatro anos no início de construção da Usina Intendente Câmara e foi um dos precursores da implantação do departamento de Judô na Associação Esportiva e Recreativa Usipa.

Foram convidados para a cerimônia o Cônsul-Geral do Japão no Rio de Janeiro, Yoshitaka Hoshino; o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, e o diretor Executivo da Fundação São Francisco Xavier, Luís Márcio Araújo Ramos, representante do presidente da Usiminas, Sérgio Leite e o prefeito de Ipatinga, Sebastião Quintão.

O evento teve encerramento com a tradicional cerimônia do estouro do barril de saquê, sinalizando prosperidade e harmonia, um futuro com grandes avanços, e performance de taiko (tambor japonês).

Vídeo postado no YouTube

sex, 18/08/2017 - 12:18

Sobe para 14 o número de mortos nos atentados terroristas da Espanha

Segundo informaram à Agência EFE fontes do governo regional da Catalunha, é a primeira morte entre os seis pedestres feridos no atropelamento feito por cinco terroristas nessa cidade catalã. Os terroristas foram mortos posteriormente pela polícia
sex, 18/08/2017 - 11:56

Simone, da dupla com Simaria, comenta vida luxuosa e passado difícil: ‘Maior sonho era ter um banheiro’

Às vezes eu me pego pensando, me emociono, e começo a falar com Deus porque a maior virtude do ser humano é a gratidão
sex, 18/08/2017 - 11:55

Segundo PMI, Operação 'Tratamento de choque' recuperou 70% das vias da cidade

Prefeitura afirmou ainda que foram cobertos cerca de 3.200 buracos nas ruas da cidade de Ipatinga
sex, 18/08/2017 - 11:43

Italiano de férias morreu diante dos filhos no ataque de Barcelona: 'Mestre da vida'

Ele morreu diante de sua mulher e de seus filhos pequenos ao ser atropelado por uma van conduzida por um terrorista enquanto passeava em Las Ramblas, um dos principais pontos turísticos da cidade catalã.