dom, 19/03/2017 - 10:18

Amor-próprio fora de controle é sinal de doença

Políticos, atletas e famosos se destacam pelo narcisismo, mas era da superexposição deixa todos vulneráveis

Publicidade
No egocêntrico mundo dos que se admiram excessivamente e estão centrados apenas no próprio umbigo, é difícil conseguir delimitar onde termina a personalidade autoconfiante e onde começa o narcisismo patológico. Conforme alguns estudos, os homens, os atletas e as celebridades são mais propensos a desenvolverem características narcisistas, mas a atual era da superexposição – facilitada pela tecnologia – tem deixado todos mais vulneráveis a essa condição.

Vício. O youtuber Guilherme Rocker, 25, confessa que já sofreu com a personalidade narcisista, mas que hoje administra para que seja amor próprio saudável

A pessoa autoconfiante pode até ter alguns traços narcísicos – todo mundo tem e, até certo grau, é importante –, explica a professora da pós-graduação em psiquiatria da Faculdade Ipemed de Ciências Médicas Gilda Paoliello. “Isso vai te instigar, vai te fazer se sentir seguro”, diz.

Publicidade
Publicidade

BBB 17. Postura da sister Emilly revela marcas de narcisismo

Mas o limite se perde e o problema aparece quando vira realmente um traço de personalidade predominante. “Para o narcisista, o interesse maior é impressionar e seduzir. Na verdade, a maioria deles é muito insegura, mas usa isso como uma máscara”, afirma.

A noção psicológica de narcisismo foi descrita no século XIX, com base no personagem jovem e belo da mitologia grega, condenado a admirar seu reflexo nas águas de um lago. Depois de Narciso, a teoria psicanalítica desenvolvida por Freud caracterizou como narcisismo primário uma etapa primitiva no desenvolvimento infantil em que a criança descobre seu corpo. “O narcisismo saudável é aquele que todo mundo tem, nasce com ele”, diz a psiquiatra Sofia Bauer.

Definido pela primeira vez em 1980, o transtorno de personalidade narcisista pertence hoje a uma categoria de patologias que integra o Manual de Diagnóstico e Estatística de Distúrbios Mentais (sigla em inglês, DSM). A origem da falha no caráter pode estar no cérebro, conforme um estudo francês.

A sensação de grandiosidade, a necessidade de admiração e a falta de empatia podem ser apontadas como as três principais características do problema, mas a psiquiatra complementa. “Quem tem esse distúrbio necessita o tempo inteiro de autoafirmação. Geralmente, não tem companhia, não tem relacionamentos, não enxerga o outro e, com isso, vai se isolando”, afirma Bauer.

Os narcisistas representam 1% da população, e o youtuber Guilherme Rocker, 25, já esteve entre eles. Em vídeo, ele confessou que já foi um “doentio admirador de si mesmo”. “Me olhava no espelho antes de ir dormir, levava o acessório no bolso e, quando abraçava alguém, eu olhava meu reflexo. Essa personalidade nunca me atrapalhou, mas as manias, sim”, reconhece.

Ciência. Depois de analisar estudos publicados ao longo de 31 anos, a pesquisadora Emily Grijalva descobriu que os homens apresentam personalidade narcisista com mais frequência do que as mulheres. O comportamento dos atletas também é uma preocupação para os psicólogos esportivos, uma vez que o meio se tornou um possível caminho para a notoriedade e a fama, segundo o presidente da Associação Brasileira de Psicologia do Esporte (Abrapesp), Rodrigo Acioli.

Para ele, o narcisismo em atletas passa a prejudicá-los quando as atitudes que o caracterizam assim se sobressaem e são consideradas mais importantes do que seus objetivos e resultados. “O trabalho da psicologia do esporte pode ser individual ou em grupo, de acordo com as necessidades de cada um”, explica.

O poder e a notoriedade também favorecem uma tendência maior ao transtorno em políticos e famosos, conclui estudo da Universidade do Sul da Califórnia (USC). A atriz Lindsay Lohan foi diagnosticada com o transtorno de personalidade narcisista, por ser obcecada com o modo como os outros a veem.

Na mesma pesquisa, a USC identificou ainda que os participantes de reality shows têm índices de narcisismo mais elevados que atores, músicos e humoristas. Recentemente emparedada, Emilly, do “Big Brother Brasil 17”, especulou sobre o porquê de ter sido alvo dos brothers. Em conversa com seu amado Marcos, ela disparou: “Eu brilho muito, e isso incomoda as pessoas”.

Na análise de Gilda Paoliello, Donald Trump e Barack Obama são exemplos nítidos de narcisismo versus autoconfiança. “Obama é autoconfiante e nunca precisou colocar suas questões pessoais para ocupar a presidência. Trump simboliza a falta de empatia e faz referências a todo momento sobre como é um bom administrador e empresário”, explica.

Segundo a professora, “o narcisista fantasia muito e constrói castelos na areia, como o empresário Eike Batista fez”, exemplifica a psiquiatra.
Narcisismo x Autoconfiança

Fonte:http://www.otempo.com.br/interessa/amor-pr%C3%B3prio-fora-de-controle-%C...

qui, 27/04/2017 - 15:13

Adolescentes de 14 anos deixam carta e desaparecem em Ubá

Famílias estão desesperadas; meninas fugiram durante a madrugada desta quinta-feira (27); mãe de uma delas acredita que caso é "rebeldia adolescente"; uma das jovens teria dito estar noiva de homem que mora no Estado do Rio de Janeiro
qui, 27/04/2017 - 15:04

Greve poderá afetar voos de BH; companhias liberam remarcação gratuita

Não haverá atos no Aeroporto de Confins, segundo o Sindicato dos Aeroviários de Minas Gerais (SAM), mas a paralisação em São Paulo e Rio deverá atingir algumas viagens que chegam e partem da capital mineira
qui, 27/04/2017 - 15:01

Chapa 2 para as eleições do Sindipa é lançada em evento

Candidatos se comprometem a melhorar o diálogo para conquistar e assegurar direitos aos metalúrgicos
qui, 27/04/2017 - 14:49

Sete imagens de santos católicos são encontradas em ribeirão mineiro

Uma das peças foi feita de cimento e as outras seis de gesso. Pessoas que passavam por uma ponte sobre um afluente do Rio Piranga, em Porto Firme, acharam o material