sex, 22/07/2016 - 08:28

Vídeo da Nasa mostra 1 ano da Terra vista do espaço em 2 minutos; assista

Nasa fez uma nova imagem do nosso planeta a cada duas horas. A agência quer ajudar na precisão de novas previsões meteorológicas.

Publicidade
Em 20 de julho de 2015, a Nasa divulgou a primeira imagem do lado iluminado da Terra capturada pela câmera do satélite DSCOVR, lançado em parceria com Agência Americana Oceânica e Atmosférica (NOAA). Um ano depois, a agência espacial comemora um ano inteiro de registros do planeta, com a nave localizada a aproximadamente 1 milhão de milhas daqui.

Vídeo postado no YouTube

A câmera é equilibrada entre a gravidade do nosso planeta e do sol. Ela faz uma nova imagem a cada duas horas, mostrando como a Terra ficaria aos olhos humanos. A Nasa conseguiu captar o movimento constantes e a mudança das nuvens, os sistemas climáticos e características fixas terrestres, como os desertos, florestas e os diferentes tons de azul dos oceanos.

Com essas imagens, a agência espacial poderá monitorar os níveis de ozônio, o efeito dos aerossóis na atmosfera, a altura das nuvens, as propriedades da vegetação e a refletividade ultravioleta. O principal objetivo é monitorar o planeta para ter mais precisão para alertas e  previsões meteorológicas da NOAA.

Publicidade
Publicidade

Câmera está a 1 milhão de milhas da Terra (Foto: Nasa)

Lua entre a Terra
Uma câmera na espaçonave DSCOVR também flagrou o movimento da lua enquanto cruzava o lado iluminado da Terra. O vídeo foi gravado por uma CCD - comum entra máquinas compactas -  de quatro megapixels, entre as 23h50 do dia 4 de junho e as 3h18 do dia 5 do mesmo mês. É possível ver a lua entre os oceanos Pacífico e Índico. 

"Pela segunda vez na vida da DSCOVR, a lua passou entre a espaçonave e a Terra", disse Adam Szabo, cientista da Nasa. "O projeto registrou este evento no dia 5 de julho com a mesma harmonia e resolução espacial, como o primeiro 'photobomb lunar' do ano passado”.

Como disse Szabo, essa foi a segunda vez que o fenômeno foi capturado pela espaçonave em 1 ano -  a última vez ocorreu em 16 de julho de 2015.

Imagem foi feita por câmera de quatro megapixels (Foto: Nasa)

Fonte:G1

ter, 17/01/2017 - 10:18

LIRAa de 2,6% preocupa em Timóteo

Prefeito defende mudança de hábitos para combater criadouros do Aedes
ter, 17/01/2017 - 09:22

BH registra maior valor de aluguel desde primeiro trimestre de 2016

Estudo do VivaReal aponta que média do m² para aluguel atingiu R$16,33 no último trimestre do ano
ter, 17/01/2017 - 09:16

Repórter é agredida durante entrada ao vivo em cobertura de rebelião

A cena foi exibida no “Jornal GloboNews – Edição da Meia-noite” por volta de 0h10 desta terça-feira (17).
seg, 16/01/2017 - 23:46

Homem é preso fazendo sexo com cadela

Segundo uma das solicitantes, dias atrás, o autor já tinha lhe ameaçado e lhe difamado.