quinta-feira, 18/08/2011

Ação Educativa, do Centro Cultural Usiminas, agita o mês de agosto

O Instituto Cultural Usiminas convida os educadores da região para participarem das atividades da Ação Educativa, no mês de agosto. Abrindo o calendário da programação no dia 19/08, a palestra “Entre Apolo e Dionísio: educação não formal e formação cultural de crianças e jovens” com a gerente do Núcleo de Educação do Itaú Cultural, Renata Bittencourt. O encontro tem entrada franca e será realizado no dia 19 de agosto, às 18h30, no Teatro Zélia Olguin.

Na palestra, o público poderá acompanhar algumas reflexões em torno da educação não formal como espaço privilegiado para a promoção de projetos contra a exclusão e a favor de um desenvolvimento "sustentável" e humanizador na sociedade. O encontro integra o programa “Laboratório Usicultura” que proporciona aos professores um espaço de encontro e troca a partir do contato com as diferentes formas de expressão artística, sob a orientação de artistas e especialistas convidados.

Ainda no dia 19/08 será ministrada a oficina “A história aberta: técnica de improvisação para contação de histórias”, com a atriz e escritora Kiara Terra. A oficina será realizada na Biblioteca Central de Ideias, no Centro Cultural Usiminas das 8h30 às 12h30 e das 14h às 18h, nos dias 19 e 20/08. A oficina apresentará técnicas e exercícios de contação de história desenvolvidos por Kiara. Com as estratégias exploradas, o contador de história acolhe a participação ativa dos ouvintes na construção das histórias de forma ativa, valorizando o repertório dos estudantes, suas memórias, idéias e sensações.

Também estão abertas as inscrições para a oficina de música “Culturas da infância: cultura e arte produzidas por crianças”, com o diretor artístico da Cia Lunática, Antônio Caeiro. A oficina será realizada nos dias 02 e 03/09, no Teatro Zélia Olguin. Na oportunidade o diretor utilizará elementos presentes no cancioneiro infantil das diversas regiões do Brasil, nos jogos de roda e de festa, na poesia, na palavra cantada e nas brincadeiras de quintal para realização da atividade. As oficinas de contação de história e de música compõem a grade de atividades do “Programa de Formação de Professores e Arte-Educadores” que prevê realização de cursos em diferentes áreas da educação. Os interessados podem ser inscrever no setor de Ação Educativa.

No dia 22 de agosto, às 8h30, 9h30, 14h e 15h será realizado o projeto “Visitas Teatralizadas” no Centro Cultural Usiminas. A proposta das visitas é possibilitar o contato dos alunos com a magia, a estrutura e os bastidores do teatro. Através de um texto lúdico, que compara o teatro a um navio, o pirata Montenegro conduz os visitantes a uma experiência cercada de curiosidades sobre a origem e história do teatro.

Para os estudantes, a Ação Educativa oferece atividades que contemplam desde a educação infantil até estudantes de nível superior. A Série Sarau Literário apresenta, nos dias 23 e 24 de agosto, a análise da obra “Dom Casmurro”, de Machado de Assis. A cada mês será um livro diferente. As inscrições são gratuitas e também podem ser feitas na Ação Educativa.

Para as crianças, no dia 30 e 31 de agosto, a Série Espetáculos Didáticos apresenta o espetáculo “Assembleia dos Bichos”, com a Bendita Trupe, de São Paulo. O espetáculo fala de ética, cidadania e solidariedade ao contar a história da Assembléia Anual dos Bichos, evento que reúne espécies do mundo todo para discutir seus problemas.

E para finalizar a programação de agosto, estende-se até o dia 21, na Galeria Hideo Kobayashi do Centro Cultural Usiminas, a exposição “País Paisagem”. A mostra apresenta uma coletânea de obras do Museu de Arte da Pampulha de Belo Horizonte (MAP), que exibe a multiplicidade do olhar do artista diante da natureza. A exposição reúne trinta e duas obras de grandes nomes: Décio Novielo, Carlos Muniz, Di Cavalcanti, Guignard, Ianelli, Lorenzato, Lótus Lobo, Burle Marx, André Burian, Roberto Betônico, Cao Guimarães e também artistas populares. A exposição foi concebida especialmente para Ipatinga. A entrada é franca.

 

Ação Educativa

A Ação Educativa é uma área do Instituto Cultural Usiminas, criada em 2003, responsável por desenvolver programas de arte-educação que estimulem a participação de instituições de ensino de todo o Colar Metropolitano do Vale do Aço.

“O objetivo é facilitar a relação do público com as diversas linguagens artísticas e propiciar a troca constante entre o Instituto e as escolas”, explica a Diretora Executiva do Instituto Cultural Usiminas, Mariana Martins.

Todas as atividades da área de Ação Educativa, contam com o patrocínio da Usiminas, por meio das Leis de Estadual e Federal de Incentivo à Cultura.

 

Serviço:

Palestra “Entre Apolo e Dionísio: educação não formal e formação cultural de crianças e jovens”

Dia: 19/08, às 18h30

Local: Teatro Zélia Olguin

 

 

Oficina “A história aberta: técnica de improvisação para contação de histórias”

Dias: 19 e 20/08, das 8h30 às 12h e 14h às 18h

Local: Biblioteca Central de Ideias, Centro Cultural Usiminas

 

 

Oficina “Culturas da infância: cultura e arte produzidas por crianças”

Dias: 02 e 03/09, das 8h30 às 12h e 14h às 18h

Local: Teatro Zélia Olguin

 

 

Série Sarau Literário

Analise da Obra “Dom Casmurro”

Dias: 23 e 24/08, 9h, 14h e 19h30

Local: Teatro Zélia Olguin

 

 

Série Espetáculos Didáticos

“A Assembleia dos Bichos”

Dias: 30 e 31 de agosto, 9h, 14h e 15h30

Local: Teatro do Centro Cultural Usiminas

 

 

Exposição “Pais Paisagem”

Em cartaz na Galerie Hideo Kobayshi, do Centro Cultural Usiminas até 21/08

Informações: Ação Educativa 31 3829 9654

 

 

 

Publicidade

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Mais informações sobre as opções de formatação

CAPTCHA
Este recurso é para previnir postagens automáticas feitas por spammers.
Image CAPTCHA
Digite os caracteres mostrados na imagem.


Política de Privacidade | Entre em contato
© 2008-2014 plox.com.br Todos os direitos reservados. Primeiro portal de notícias e entretenimento do Vale do Aço