sexta-feira, 07/09/2012

Comunidade conhecerá projeto de restauração do Forno Hoffman

 

Unileste apresentará os aspectos arquitetônicos e culturais que envolvem a reativação do espaço

Divulgação

O município de Timóteo e o Centro Universitário do Leste Mineiro (Unileste/MG) promovem um encontro técnico para apresentação do projeto de restauração do Forno Hoffmann, um dos principais marcos históricos de Timóteo. O evento acontecerá nas instalações do Forno Hoffmann na próxima quinta-feira (13), às 19h, com a presença de autoridades regionais, lideranças comunitárias e população em geral.

Na ocasião, será feito um relato sobre a atuação do município para viabilizar o projeto de transformação do Forno Hoffmann em um centro cultural multiuso.“Vamos mostrar a evolução e situação atual do projeto, que busca reforçar a identidade cultural de nosso povo, resgatando suas raízes históricas”, comenta secretária de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude, Graziela Viana Ferreira. Para consolidar o projeto, o município buscou a parceria com o Unileste,.

A formalização de parceria através do Curso de Arquitetura e Urbanismo, em março de 2012, para a análise do estado de conservação da unidade e proposição de medidas corretivas; o diagnóstico preliminar da instituição; e as propostas de ocupação do espaço serão apresentadas ao público no encontro. “Além de preservar o patrimônio histórico e cultural, a proposta do município, é transformar o local em um centro cultural multiuso, que terá condições de abrigar grandes apresentações, exibições de filmes e outras atividades de cunho cultural e de lazer que atendam os anseios da nossa comunidade”, explica Graziela Viana.

A iniciativa tem o acompanhamento do Conselho de Patrimônio Histórico Cultural de Timóteo e do Ministério Público. “A partir do encontro acreditamos no maior envolvimento da comunidade, que poderá contribuir para traçar as diretrizes para a melhor ocupação do forno”, destaca a secretária.

Diagnóstico preliminar

Divulgação

Foi efetuado o diagnóstico preliminar do estado de conservação do forno e a proposição de medidas para a restauração do bem. O relatório contém informações iniciais sobre o entorno do forno e sobre o estado dos sistemas estruturais, de cobertura, vedação, identificando o nível de gravidade das lesões existentes em peças estruturais. A proposta definitiva de revitalização do Forno Hoffmann, depende da seqüência dos estudos em desenvolvimento.

Estão sendo realizadas várias ações tais como levantamentos e anastilose (catalogação de todas as peças, desmonte e identificação das mesmas para remontagem, respeitando a localização exata de origem. Trata-se de trabalhos técnicos específicos, que, além de evidenciar a evolução histórica do bem, demandam análises tais como verificações estruturais, ensaios e definições de materiais e técnicas, levantamentos ambientais e urbanísticos entre outros.

História

O famoso Forno Hoffmann de Timóteo, localizado no bairro Novo Horizonte, tem relevante papel histórico não só para a cidade, mas para todo o Vale do Aço. Foi construído em 1945 para fabricar os tijolos necessários para a implantação da Companhia de Aços Especiais de Itabira (Acesita, hoje Aperam) no município. Foi construído por operários da própria empresa e as primeiras residências nos bairros Olaria, Vila dos Técnicos e Bromélias foram construídas com tijolos produzidos no Forno Hoffmann.

Desativado há cerca de cinco décadas, o forno conta com uma área de aproximadamente 3.170 metros quadrados. De acordo com relato de moradores, o terreno onde o mesmo está instalado não possuía muros e o acesso à área era livre. Atualmente, o espaço, que já foi ocupado por uma casa noturna na década de 90, está cercado e encontra-se desativado. 

O forno original ainda tem um relativo bom estado de conservação, porém o telhado sofreu incêndios e desabamentos parciais que ocasionaram torções no madeiramento existente. O local necessita de intervenções físicas, priorizando as obras de restauração, que após concluídas, possibilitem dar novo uso sociocultural ao bem imóvel.

Publicidade

ALI BABA 40

Enviado por Anônimo (não verificado) em seg, 10/09/2012 - 10:56.

mais uma obrinha, para uma licitação do epifânio, para algum amigo, algum dos 40................................................


Conversa pra boi dormir...

Enviado por Anônimo (não verificado) em dom, 09/09/2012 - 08:50.

tudo na atual administração é conversa pra boi dormir! Tem um ritual: Assina, Tira foto põe no jornal comprado e pronto! ai está mais uma " conversa pra boi dormir" . Quem se vangloria de ter feito 25 km de "asfalto" (será mesmo asfalto ou um grude de piche?) deveria estar preocupado pois dos 25 km acho que 10 ou mais já estão desfazendo. Não acreditam???? Passem pelo pelo bairro Primavera, lá já tem buraco! e olha que não tem 2 meses de asfalto! quer mais subam a Av. Inglaterra (sentido Cava Grande), ali não há mais asfalto, somente buraco! Não sei quanto apolicia apolitica é a população de Timóteo, mas estão se iludindo por falsas promessas, por um marketing mentiroso e por muito dinheiro! Sem mais, um morando indignado que voltou por 2 vezes no atual prefeito e que se arrependeu amargamente!!!!  acorda Timóteo!!!


Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Mais informações sobre as opções de formatação

CAPTCHA
Este recurso é para evitar postagens automáticas
Image CAPTCHA
Digite os caracteres mostrados na imagem.


Política de Privacidade | Entre em contato
© 2008-2014 plox.com.br Todos os direitos reservados. Primeiro portal de notícias e entretenimento do Vale do Aço