quarta-feira, 16/03/2011

Criada no Vale do Aço Rede Ambiental Verde Vida

É notável a atuação de instituições de diferentes segmentos da economia e da sociedade em ações que promovam a conscientização, visando sensibilizar a comunidade, no que se refere às questões de interesse comum, como saúde, segurança, meio ambiente e outros.

Dentro de uma perspectiva integradora de esforços, em prol da sensibilização socioambiental em massa, um grupo de instituições idealizou a formação de uma rede social empreendedora, com representações da sociedade civil organizada, lideranças comunitárias, terceiro setor, iniciativa privada e órgãos públicos.
Objetivando promover, de forma planejada e integrada, o fortalecimento interinstitucional das ações de conscientização e educação ambiental, tendo como referência territorial o Vale do Aço e regiões do entorno, foi criada a Rede Ambiental Verde Vida.

A primeira ação concreta dessa rede acontece em março, quando se celebra do Dia Mundial da Água. No dia 22, blitzen simultâneas acontecerão em diversos pontos do Vale do Aço, quando serão distribuídas mudas de árvores nativas e materiais com dicas educativas, enfocando a utilização racional dos recursos hídricos.

Já no dia 26/03, será realizada a Caravana das Águas, ocasião em que ocorre a subida embarcada pelo Rio Doce, saindo da Estação de Tratamento de Esgoto de Ipatinga, com destino a Cachoeira de Santana, em Revés do Belém, onde é realizada a limpeza, às margens do curso d'água.

Todo material recolhido na Cachoeira de Santana será encaminhado ao destino correto. Durante a Caravana das Águas, alunos de estabelecimentos de ensino da região participarão de oficinas com material reciclável, principalmente garrafas pet, que são encontradas em maior número durante a limpeza da Cachoeira de Santana.

Atualmente, a Rede Ambiental Verde Vida é composta pelos seguintes parceiros: Polícia Militar de Minas Gerais, através da 12ª Cia PM Independente de Meio Ambiente e Trânsito, Usiminas, Cenibra, Aperam (Oikós), Prefeituras Municipais de Ipatinga, Cel Fabriciano e Timóteo, Infrater, Copasa, Instituto Estadual de Florestas (IEF), Parque Estadual do Rio Doce (PERD), Rotary Clube Archimedes Theodoro, Usipa, Shopping do Vale do Aço, Fundação Relictos, RPPN Fazenda do Zaca, Associação de Proteção Ambiental da Bacia do Ribeirão Ipanema (APABRI), Associação dos Pescadores Amigos do Rio Doce e Afluentes (ASPARD) e Associação Regional de Proteção Ambiental do Vale do Aço (ARPAVA).

A Rede Ambiental Verde Vida é um grupo aberto à participação de pessoas e instituições envolvidas com as questões relacionadas à preservação dos recursos naturais, buscando, principalmente, promover ações voltadas para a educação ambiental em todos os níveis.

 

 

Publicidade

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Mais informações sobre as opções de formatação

CAPTCHA
Este recurso é para previnir postagens automáticas feitas por spammers.
Image CAPTCHA
Digite os caracteres mostrados na imagem.


Política de Privacidade | Entre em contato
© 2008-2014 plox.com.br Todos os direitos reservados. Primeiro portal de notícias e entretenimento do Vale do Aço