Estão abertas as inscrições para participar do Grupo de Seresta do Humanizar. Os interessados podem se inscrever no Centro de Convivência Trajano Quirino Bicalho (bairro São José) de segunda a quinta-feira, de 7h às 11h e de 14h às 18h. Criado há seis anos, o grupo musical integra as ações do Programa Humanizar da Secretaria de Assistência Social de Timóteo, que atende 1.500 pessoas da terceira idade em treze núcleos com diferentes atividades como ginástica, dança, artesanato e lazer.
A música é uma das mais antigas e valiosas formas de expressão da humanidade e está sempre presente na vida das pessoas. “É uma força geradora de vida, uma energia que envolve o nosso ser inteiro, atuando de forma poderosa sobre o nosso corpo, mente e coração. Além de alegrar, unir e congregar mensagens e valores, a música favorece o equilíbrio emocional e social”, comenta Liliam Araújo Sperancini, coordenadora do programa ao justificar a importância da atividade.
Pensando assim, a música não pode estar desconectada do processo de ensino-aprendizagem oferecido pelo Programa Humanizar. A vivência musical do grupo de seresta para a terceira idade é extremamente agradável valorizando o respeito ao outro e a si mesmo. Os ensaios acontecem às segundas-feiras, de 14h às 16h, no Centro de Convivência Trajano Quirino Bicalho.

A dona de casa Ana Anícia de Souza, moradora do bairro Primavera, entrou para o Programa do Humanizar há seis anos, depois de cair da laje e quebrar as duas pernas. Ela conta que o médico recomendou a realização de uma cirurgia, mas que recusou o procedimento. “Estava fazendo fisioterapia com muita dificuldade, então pensei “quem tem dó de mim sou eu mesma”, vim caminhando a pé do bairro Primavera para o Humanizar (bairro São José). Procurei a ginástica e encontrei também a música. Hoje, me sinto muito bem”, comemora Ana Anícia.
Convivência
A atividade de seresta contribui para a valorização dos idosos e a convivência com a família e a comunidade. Atualmente, o grupo conta com 30 integrantes, que estão sob a regência do maestro Anderson Tomé da Cunha Araújo, que possui 30 anos de experiência na área musical. “A música é importante para todas as idades. No caso da melhor idade ou terceira idade, o objetivo principal é como diz o ditado “quem canta, os males espanta”. A atividade funciona como uma terapia musical. Assim como a ginástica cuida do corpo, com a música a gente cuida da alma”.
Apesar da denominação de Grupo de Seresta, o repertório selecionado é muito eclético. “Os participantes escolhem as músicas, geralmente canções que relembram o tempo da juventude”, explica o maestro, acrescentando que a idéia é trazer a alegria através da música. Anderson Araújo destaca que as apresentações em público motivam o compromisso com a qualidade do trabalho e elevam a autoestima.
Objetivos
O Grupo de seresta Humanizar tem por objetivo geral proporcionar aos componentes espaço de desenvolvimento da sensibilidade e criatividade por meio do contato com a linguagem artístico-musical. Entre as finalidades específicas estão o desenvolvimento da percepção auditiva e a memória musical; a utilização e cuidar da voz como meio de expressão e comunicação musical; estímulo à pesquisa, exploração, composição e interpretação de sons de diversas naturezas e procedências; conhecimento dos usos e funções da música produzida em diferentes épocas e por sociedades distintas; e criação de oportunidades de cultura e lazer para os participantes. Mais informações pelo telefone 3847 47 69.
Da redação do Plox
Comentar