Até a próxima segunda-feira, as duas pontes provisórias construídas na BR-381, em Sabará (região metropolitana), devem ser liberadas para o trânsito. A notícia foi confirmada ontem pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). No último fim de semana, uma das pistas ficou pronta. No entanto, conforme o Dnit, ela não será liberada para não prejudicar a conclusão da outra pista.
Desde abril, quando uma ponte que passa sobre o rio das Velhas cedeu, o trânsito de 50 mil veículos diários na BR-381 teve de ser desviado para Santa Luzia. A situação provocou a revolta dos moradores da cidade, que ficou congestionada e com ruas e avenidas esburacadas devido ao tráfego intenso de carros e caminhões.

Para resolver o problema, o Dnit irá construir uma ponte definitiva, prevista para ser entregue em cinco meses, a um custo de R$ 30 milhões. A estrutura fará parte do projeto de duplicação da BR-381, entre a capital e João Monlevade.
Protestos. Ontem, moradores afetados pela falta dágua realizaram dois protestos na BR-381, interditando os dois sentidos da via. Na última sexta-feira, por causa das obras, uma tubulação da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) se rompeu, interrompendo o fornecimento de água nos bairros Amélia Moreira, Borba Gato, Borges, Fazenda Soledade, Jardim dos Borges, Parque Jardim dos Borges e Vila Borba e Distrito Industrial Simão da Cunha, na região de Sabará, além do bairro Bom Destino, em Santa Luzia. Cerca de 8.000 moradores ficaram sem água.
A promessa da Copasa era que o fornecimento fosse normalizado ontem, o que não aconteceu. Tanto à tarde quanto à noite, moradores do bairro Bom Destino fecharam a BR-381. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), manifestantes queimaram pneus na rodovia. A Copasa informou que dez caminhões-pipa fazem o abastecimento de água na região.
O TEMPO
Da redação do Plox
Comentar