O Dia de Prevenção a Acidentes de Trabalho, comemorado em todo o Brasil neste 27 de julho, foi especial na Unigal Usiminas. A empresa acaba de completar 2,6 milhões de homem/hora sem acidentes com perda de tempo, o que equivale a 44 meses sem o registro de qualquer afastamento.
Os números são referentes às duas linhas de operação da empresa e englobam empregados próprios e terceiros. De acordo com o engenheiro de segurança da Unigal, Ronan Tubertini Cunha, um conjunto de ações contribui para que toda a empresa permaneça tanto tempo sem esse tipo de ocorrência.

Ele explica que o trabalho tem como base quatro importantes pilares: ferramentas, instalações e equipamentos adequados; cumprimento de normas e procedimentos; realização de treinamentos legais e específicos e programas de segurança que visam o comportamento seguro. “Essas ferramentas, essenciais para o nosso dia a dia, são os pré-requisitos para atingirmos e mantermos o zero acidente”, diz. Ronan destaca também que o comprometimento dos gestores com a saúde e segurança dos colaboradores tem sido de extrema importância para obtenção dos atuais resultados.
Além de todas essas medidas, também foram implantadas e disseminadas por toda a empresa as Regras de Segurança da Unigal, que são os “dez mandamentos” para se trabalhar de forma segura.
O operador Ronald de Jesus Aniceto, colaborador há 9 anos, acredita que o alcance desse número é resultado de um trabalho de equipe, em que cada um cuida de si e do colega também. “Se percebo que alguém está realizando algum procedimento de forma incorreta, sempre dou um toque e passo uma orientação. Busco também me manter informado sobre tudo que diz respeito à segurança”, conta.
A expectativa é que os quatro anos sem acidentes com perda de tempo sejam completados no dia 17 de novembro deste ano.
Da redação do Plox
Comentar