segunda-feira, 26/09/2011

Unileste comemora o Dia do Idoso

O Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste) celebra o Dia Internacional do Idoso (1º de outubro) por meio de uma iniciativa conjunta entre os cursos de Enfermagem e Nutrição. Alunos e professores da instituição, em parceria com a Prefeitura Municipal de Coronel Fabriciano, prepararam uma programação diversificada. O evento acontece nesta quarta-feira (28/9), a partir das 8h30, na sede do Centro de Convivência Sol & Cia, à Rua Rubens Siqueira Maia, 470, no Centro de Coronel Fabriciano.

A intervenção tem como objetivo a valorização do idoso na sociedade, ressaltando a importância do desenvolvimento de políticas públicas voltadas para este segmento populacional, que crescerá acentuadamente nas próximas décadas.

“Os idosos já representam 10,8 % da população brasileira e, até 2030, devem alcançar percentuais próximos aos 20%. É preciso iniciar um processo de conscientização de toda a sociedade para que aprendamos a lidar como estas pessoas de maneira digna e respeitosa”, comenta a mestre Jussara Bôtto, que coordena as atividades ao lado das professoras Vitória Augusta Pires e Eliana Márcia Guimarães.

Programação
Durante o evento serão realizados testes de glicemia capilar, aferição de pressão arterial, orientações nutricionais, atividades físicas, serviços de beleza e esclarecimentos voltados para os temas hipertensão, diabetes, doenças sexualmente transmissíveis, tabaco e álcool.

De acordo com professora Vitória Pires, é importante entender que uma velhice saudável e feliz passa por um conjunto de medidas que extrapolam a atenção aos sintomas físicos. “A autoestima, por exemplo, é um elemento indissociável de um envelhecimento saudável”, relata.

Por isso, além dos procedimentos voltados para os cuidados do corpo, haverá também uma atenção especial à manutenção da saúde mental por meio de atividades que reforcem a autonomia e a autoestima dos idosos. “Vamos ter um cantinho da beleza onde será possível cortar o cabelo, fazer a sobrancelha e se maquiar”, completa Jussara Bôtto.

Ainda como parte das comemorações, a programação contará com exercícios de alongamento e orientações sobre a importância da atividade física para a prevenção de doenças e manutenção da saúde entre os idosos.

Por um envelhecimento ativo
A Organização Mundial da Saúde (OMS) utiliza a expressão “envelhecimento ativo” para definir a participação deste público nas questões sociais, culturais, econômicas, espirituais e civis, e não apenas a capacidade de estar fisicamente apto a integrar a força de trabalho de um país.

Tendo em conta esta abordagem do envelhecimento, o Brasil instituiu a Lei nº 11.433/2006, que celebra o Dia Nacional do Idoso e incube os órgãos públicos nacionais da coordenação e da implementação de ações de valorização do idoso na sociedade.

 

Da redação do Plox


Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Mais informações sobre as opções de formatação



Entre em contato
© 2008-2012 plox.com.br Todos os direitos reservados. Primeiro portal de notícias e entretenimento do Vale do Aço