terça-feira, 30/09/2008

Vale do Aço ganha Unidade Integrada de atendimento, a sede será em Cel. Fabriciano

Em dezembro, a Região Metropolitana do Vale do Aço passará a contar com uma Unidade de Atendimento Integrado (UAI). O anúncio foi realizado na manhã desta terça-feira (30/09) pelo diretor da Regional de Timóteo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE), Eber Rosa da Silva, que destacou os benefícios para a região da oferta integrada de vários serviços de órgãos e empresas do Estado. A unidade funcionará no prédio do Governo do Estado, localizado próximo à Rodoviária de Coronel Fabriciano, onde atualmente estão instalados o PSIU e o SINE.

Com a entrada em funcionamento da UAI, a comunidade terá acesso, num mesmo prédio e com atendimento integrado, aos serviços do PSIU, SINE (Seguro Desemprego, cadastro de emprego e intermediação de mão de obra), confecção de carteiras de identidade e de Trabalho, atendimentos da Copasa, Junta Militar e Secretaria de Estado da Fazenda. "Esta é uma ação do Governo de Estado a favor dos moradores da Região Metropolitana do Vale do Aço, sendo que todos os serviços são gratuitos", frisa Eber Rosa, salientando que a unidade facilitará o acesso do cidadão aos serviços, além de agilizar o atendimento.

O sistema UAI é totalmente administrado pela empresa SEPLAG, do governo do Estado, responsável pela estruturação da rede física e gestão dos atendimentos. Está em estudo, a possibilidade da vinda dos serviços do Detran e das polícias civil e militar. A UAI foi implantada em 2007 pelo governo de Minas, sendo inaugurada em seis municípios: Governador Valadares, Montes Claros, Uberaba, Uberlândia e Varginha.

Atualmente, outras unidades estão em fase de implantação. Até 2010, a previsão é de que 25 unidades sejam inauguradas. "Apenas algumas cidades de Minas Gerais receberão Unidades de Atendimento Integrado, Coronel Fabriciano foi privilegiada por já contar com um PSIU", explicou Eber Rosa, acrescentando que ao chegar à sede da UAI a população do Vale do Aço terá até 90% dos seus problemas resolvidos com a integração dos serviços.

Reforma

Em função da implantação da UAI, a SEPLAG iniciará no dia 6 de outubro (segunda-feira) a reforma geral do prédio. As obras demandaram a interrupção do atendimento do SINE a partir desta terça-feira (30/09), que retornará em dezembro com a entrada em funcionamento do novo sistema integrado. O serviço do PSIU foi transferido provisoriamente para a Rua Duque de Caxias em frente ao Colégio Angélica. "Vamos estar trocando do piso ao teto, além de estruturar a unidade com equipamentos e computadores modernos", expôs Eber Rosa.

Os moradores de Coronel Fabriciano deverão se deslocar para as unidades do SINE nas cidades de Ipatinga e Timóteo. "Já reuni com todos gerentes e servidores do SINE de Ipatinga para prepará-los para atender essa demanda. A situação é tranqüila tendo em vista que reinauguramos, recentemente, as instalações do SINE/Sindipa para receber essa demanda grande de atendimento", pondera o diretor regional. Em Ipatinga, existem duas unidades do órgão.

Timóteo também está preparada para receber os cidadãos fabricianenses. "Estamos trazendo, através de negociação com o governo do Estado, alguns servidores para suprir o eventual crescimento da demanda. É claro que toda essa situação cria um certo transtorno, mas a gente pede que a população tenha paciência neste momento, pois ela só tem a ganhar e muito com isso. Nosso UAI será uma unidade referência do Estado de Minas Gerais", aponta Eber Rosa.

Locais de funcionamento: em Ipatinga, à Av. Fernando de Noronha, 90, bairro Areal, no Sindicato dos Metalúrgicos (SINE/Sindipa) e Rua Mariana, 20, Centro, na Estação Qualifica; em Timóteo, à Rua José Fernandes Almeida, 23, bairro Bromélias, na sede da SEDESE.

 

Publicidade



Política de Privacidade | Entre em contato
© 2008-2014 plox.com.br Todos os direitos reservados. Primeiro portal de notícias e entretenimento do Vale do Aço