Quem toma chá após as refeições ou gosta de ingeri-lo regularmente deve ficar atento aos riscos de desenvolver artrite reumatóide – doença inflamatória e dolorosa das articulações. Essa indicação é resultado de um estudo da Universidade de Georgetown, nos Estados Unidos, que avaliou 76 mil mulheres com idades entre 50 e 79 anos, acompanhadas durante um período de 15 anos.
Os pesquisadores descobriram que a bebida pode não ter apenas benefícios para a saúde, como sugere diversos estudos, mas que o consumo diário de qualquer quantidade de chá estaria associado a um aumento de 40% no risco de ter a doença reumática.
Os resultados foram apresentados nesta semana pela Liga Europeia contra o Reumatismo. Conforme apontou o estudo, aquelas que tomam pelo menos quatro xícaras de chá por dia podem ter até 78% mais chances de ter a doença do que aquelas que não ingerem a bebida. Segundo os autores, os efeitos não foram os mesmos para o consumo de café e não houve diferenças em relação ao tipo de preparo deste ou se ele contém ou não cafeína.

Para o especialista, Christopher Collins, “é preciso haver consciência do consumo e não a mudança de hábito de ingestão de chá baseados na pesquisa, pois, além de os riscos permanecerem ‘muito pequenos’, a bebida pode trazer benefícios para a saúde”, destacou o pesquisador.
Chá verde em excesso é prejudicial
Rico em cafeína, o chá verde pode fazer mal à saúde quando ingerido em excesso. Por isso, atenção ao consumo. Segundo a nutricionista Mariana Del Bosco Rodrigues, do Departamento de Nutrição da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO), o ideal é tomar, no máximo, três xícaras por dia.
“Em grandes quantidades o chá irrita a mucosa gástrica, provocando dor de estômago em pessoas com pré-disposição”, alerta. “Por ser um estimulante natural ele também pode afetar o sistema nervoso central e produzir efeitos colaterais como insônia e irritabilidade.“
Mariana ressalta que, embora não existam estudos 100% conclusivos quanto ao poder emagrecedor do chá verde, a bebida pode, sim, ser usada como um coadjuvante para a perda de peso. “Desde que aliado à alimentação regrada e atividade física”, orienta a especialista.
Uai
Da redação do Plox
Comentar