terça-feira, 11/08/2009

Menopausa: quanto tempo duram as ondas de calor?

Quando tempo duram, ou melhor, até quando vão as ondas de calor ?. Ondas de calor ou fogachos são descritas como sensação de calor difusa ou localizada pelo corpo, mais no tronco e cabeça, seguida da sensação de frio e sudorese. É um calorzão diferente, como as próprias mulheres dizem, que não tem nada a ver com a temperatura ambiente do momento.

Se você é mulher, jovem, e ainda está longe da menopausa, é possível que isto não faça a menor diferença para você. Mas se você já chegou lá ou tem uma parente, mãe, tia que reclama dos fogachos, você provavelmente se interessará na resposta.

Segundo um estudo conduzido em Portland, nos Estados Unidos, com 438 mulheres, com idade entre 45 e 69 anos, que foram avaliadas num seguimento de até 13 anos, a duração média do sintoma é de mais de 5 anos. Isto mesmo, 5 anos e meio para ser mais exato. No entanto, quanto o seguimento de tempo era menor, 8 anos, a duração das ondas de calor eram reduzidas para 3 anos e 4 meses. Um outro dado curioso para não dizer assustador é que após 13 anos de acompanhamento, ainda 23% das mulheres continuam pegando fogo. Ou melhor, referindo ondas de calor. Bem se você está prestes a entrar na menopausa e ficou preocupada com o problema, tenha calma. A boa notícia é que pelo menos 30% das mulheres não apresentam o sintoma. Algumas, de fato, passam batido pela menopausa e não estão nem aí para as muitas queixas típicas desta fase da vida. Neste caso pode-se literalmente dizer que “elas não esquentam” (Col et al. Menopause, 2009).

Ciência e Saúde



Política de Privacidade | Entre em contato
© 2008-2015 plox.com.br Todos os direitos reservados. Primeiro portal de notícias e entretenimento do Vale do Aço