A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início a mais uma campanha de prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids. As ações de conscientização começaram nesta semana e se estendem até a próxima sexta-feira (12). A iniciativa também marca o lançamento da campanha Fique Sabendo, que estimula a realização do teste rápido de HIV. Os testes serão realizados no dia 13 de março.
Da última quinta (4) até domingo (7), a Secretaria Municipal de Saúde promoveu a distribuição de panfletos informativos durante o evento “Fabri Folia”, na Praça da Estação. De segunda (8) a sexta-feira (12), a panfletagem continua, acompanhada da distribuição de preservativos, nas Unidades Básicas de Saúde, no Centro de Especialidades e Programas de Saúde (CEPS), nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e no Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS).
Outra ação da Prefeitura é a distribuição de material informativo em agências de viagem que estejam promovendo excursões de Carnaval. No total, são 10 mil panfletos e cerca de 15 mil preservativos.
Programa
A campanha de Carnaval é mais uma das ações realizadas pelo Programa Municipal de DST/Aids da Prefeitura de Coronel Fabriciano. O Programa oferece tratamento, acompanhamento médico e assistência psicológica aos pacientes soropositivos e orienta cidadãos fabricianenses sobre os métodos de prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis, como a Aids, e outras infectologias.
Além de oferecer exames gratuitos para a detecção de DST’s, o Programa distribui preservativos para cidadãos cadastrados. Até o final do ano passado, o Programa Municipal de DST/Aids atendia 96 pacientes (45 mulheres e 51 homens) com HIV positivo, na faixa etária de 31 a 40 anos. Deste número, 70 pessoas já desenvolveram a doença e fazem uso do coquetel. As outras 26 pessoas são portadoras do vírus e fazem acompanhamento através de exames trimestrais.
Serviço
O Programa Municipal de DST/Aids funciona no Centro de Especialidades e Programas de Saúde (CEPS), na rua Quintino Alves, nº 105, no bairro Nazaré, de 7 às 13h. Quem tiver necessidade de fazer o exame ou apresentar algum sinal de DST também deve buscar atendimento no local. O telefone do CEPS é 3846-3556.
Comentar