segunda-feira, 22/08/2011

Substituir a carne vermelha pode ajudar a evitar o diabetes

A ingestão de carne vermelha, especialmente de comidas processadas, como bacon e cachorro-quente, aumenta o risco de diabetes tipo 2, de acordo com um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Harvard (EUA). Entretanto, a substituição de uma refeição diária por castanhas ou laticínios com baixo teor de gordura pode baixar o risco,
afirmam os pesquisadores.

Os resultados vieram de uma análise de três grupos de profissionais da saúde de ambos os sexos, totalizando quase 300 mil pessoas entre 25 e 75 anos. Os pesquisados responderam perguntas detalhadas sobre suas dietas diárias e histórico médico e atualizaram as informações a cada dois anos.

Uma porção diária de carne vermelha - do tamanho de um maço de baralho - aumenta o risco de diabetes tipo 2 em 19%, segundo os cálculos dos pesquisadores. Ingerir apenas 50 g de carne processada - um cachorro quente ou uma salsicha, por exemplo - aumenta o risco em 51%.

Usando modelos matemáticos os pesquisadores também calcularam os benefícios da substituição diária de uma porção de carne vermelha por castanhas, e descobriram que a troca resultaria em um risco 2% menor de desenvolvimento de diabetes, segundo as estimativas.

O médico Frank Hu, professor da Escola de Saúde Pública de Harvard e autor do estudo publicado no "American Jornal of Clinical Nutrition", disse que os resultados deveriam ser interpretados como uma mensagem clara para o fato de que as pessoas precisam reduzir, mas não eliminar, suas porções de carne vermelha das refeições diárias.

O Tempo

 

Da redação do Plox

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Mais informações sobre as opções de formatação



Entre em contato
© 2008-2012 plox.com.br Todos os direitos reservados. Primeiro portal de notícias e entretenimento do Vale do Aço