quarta-feira, 23/11/2011

Mercado livre da dança tem programação diversificada

Resultado de intercâmbio entre artistas da região é o foco dessa edição.

Essa semana, a dança será o foco na cena cultural de Ipatinga. De 23 a 27 de novembro a Flux Cia. de Dança realiza a última etapa do projeto Mercado Livre na Dança (3ª edição), que conta com o apoio da Lei Estadual de Incentivo a Cultura de Minas Gerais e patrocínio da Usiminas.
Para dar continuidade ao evento que teve início em outubro, a programação de novembro conta com mostra de vídeodança do Acervo Mariposa (SP), Mostra Interceptar (bolsa de pesquisa, criação e apresentação de solos e duos de artistas da região), além de uma oficina de gestão e produção cultural ministrada pela produtora Jacqueline de Castro de Belo Horizonte.

O “Mercado Livre na Dança”, evento que conta com uma equipe de produção formada por Carlos Passos (Coordenador Artístico), Cleuciane Ferreira (Coordenadora de Comunicação), Jackeline Xavier (Produção Geral), Gessé Rosa, Kívia Kiara e Maria Clara (Assistentes de Produção) e Jefferson Cirino (Estagiário de Comunicação), além de ser um projeto de manutenção do Flux Espaço Cultural, promove palestras; intercâmbios; montagens de espetáculos e cenas curtas; exibições de vídeodança; oficinas e bate-papos. Prima pela ampliação do fazer artístico desenvolvido no interior mineiro, gerar reflexões em torno das diretrizes que guiam a relação estabelecida entre as produções artísticas inseridas ao mercado cultural, fortalecer as ações de caráter artístico no Vale do Aço, especificamente aquelas direcionadas a produção de dança contemporânea.

Também como parte integrante do projeto foi realizado em outubro deste ano o seminário “Investimento Cultural – uma oportunidade de negócio”. O evento contou com a parceria do Instituto Cenibra e do Instituto Cultural Usiminas, bem como o apoio do Movimento Cultural do Vale do Aço. O objetivo era esclarecer aos empresários da região sobre as possibilidades de patrocínio utilizando os mecanismos de dedução fiscal de impostos e informar os benefícios oferecidos através desta prática. Dentre os convidados presentes estavam: Eliane Parreiras, Secretária de Estado de Cultura de Minas Gerais; Mariana Martins, Diretora Executiva do Instituto Cultural Usiminas; Paulo Brant, Diretor Presidente da Cenibra e Eder Coradi, Consultor da Fiscalis Consultoria de Incentivos Fiscais). A parte artística desta ação ficou por conta dos músicos Vaninho Vieira e Nary Farias que deram um show interpretando grandes músicas de nossa MPB.

 

 

Serviço

A OFICINA

Ministrada pela produtora Jacqueline de Castro (BH), profissional que atua em diversos festivais, grupos de Minas, do Brasil e do exterior, a oficina “Produção e Gestão Cultural” acontecerá no Flux Espaço Cultural (Av. José Assis de Vasconcelos, 325, Bethânia, Ipatinga/MG) nos dias 26 e 27 de novembro a partir das 9h e terá entrada franca. A oficina é destinada à artistas, gestores e produtores culturais da região e conta com 25 vagas. A inscrição pode ser feita pelo telefone 3826-0322 ou pelo e-mail [email protected]

MOSTRA VÍDEODANÇA “MARIPOSA NOS FESTIVAIS”

Entre os dias 24 e 25, o Acervo Mariposa (SP) realizará no Flux Espaço Cultural, sempre a partir das 19:30h, uma mostra de vídeodança por meio do projeto Mariposa nos Festivais que consiste numa ação educativa do grupo em realizar parcerias com festivais de dança através de trocas de vídeos de dança (coletados, exibidos ou selecionados para aquele festival). Em contrapartida, o acervo busca abrir o espaço para o debate sobre acervos, vídeos e dança com o intuito de motivar a reflexão sobre nossas necessidades de memória e difusão. O recorte curatorial dos videodança foi realizado por Jaqueline Vasconcelos e Nirvana Marinho, profissionais do Acervo Mariposa. O Acervo será representado ainda em Ipatinga por Amanda Villani. Para mais informações sobre o acervo, acesse www.acervomariposa.com.br

INTERCEPTAR (Ação de intercâmbio e bolsa de pesquisa e criação)

A ação Interceptar consiste em um jogo de intercâmbio que se concretiza através do agrupamento de duplas de criação sempre formadas por artistas de distintas atuações. A proposta incentiva, através do processo de troca e criação, artistas emergentes atuantes na região do Vale do Aço. Os artistas selecionados recebem uma ajuda de custo do projeto “Mercado Livre na Dança” para desenvolverem as suas criações.

PROGRAMAÇÃO – MOSTRA INTERCEPTAR
23/novembro
“Nu! Subindo e descendo a escada - Estudo estrutural para obra Muybridiana”
Intérpretes-criadores: Nilmar Lage e Douglas Evangelista
Local: Flux Espaço Cultural
19:30h

24/novembro
“Tudo é uma questão pessoal?”
Intérprete Criador: Gessé Rosa
Local: Praça 3 Poderes – Centro – Ipatinga
15h

“In Vivo”
Intérprete-Criador: Carlos Passos
Local: Flux Espaço Cultural
20h

25/novembro
“Antífona”
Concepção: Maria Cloenes e Daniela Alves
Intérprete-criadora: Daniela Alves
Local: Flux Espaço Cultural
20h

PROGRAMAÇÃO – MOSTRA VÍDEODANÇA
24/novembro
(quinta-feira às 19h30 no Flux Espaço Cultural)

“Venda” (20’)
Direção Audiovisual: Ricardo Alvarenga
Direção Uai Q Dança Cia.: Fernanda Bevilaqua

“Pequenas Navegações – Cartas de Amor – Graphanópticos”
Marcelo Kraiser
Direção e argumento: Paola Rettore
- Carta 1: “She Dance Did” (2’56’’)
- Carta 2: “Seamos Angeles” (2’57’’)
- Carta 3: “Coisas” (1’33’’)

“Hora Absurda” (4’30’’)
Intérprete-criadora: Júlia Abs
Concepção e edição: Aline Bonamim

25/novembro
(sexta-feira às 19h30 no Flux Espaço Cultural)

“Compra-$e Dança” (3’23’’)
Projeto R$ 1 = 1 dança
Direção e orientação: Oscar Malta

“Escola de Meninas” (3’45’’)
Direção audiovisual: Danilo Dilettoso
Direção coreográfica e argumento: Rita Tatiana Cavassana

“Amnióptico” (6’59’’)
Supervisor: Leonel Brum
Direção: Oscar Malta

“Instruções para chorar” (9’)
Performance e coreografia original: Cynthia Domenico
Direção e fotografia: Leonardo Maia
Montagem coreográfica: André Martinez

“Bazar Utopias: O que você deseja?” (8’30’’)
Direção: Nirvana Marinho e Rodrigo Gontijo

SERVIÇO
Flux Espaço Cultural - Avenida José Assis de Vasconcelos, 325, Bethânia, Ipatinga.
Toda programação terá entrada franca.
Mais informações, acessar www.fluxciadedanca.blogspot.com ou pelo fone 3826-0322.

PUBLICIDADE

Cultura



Política de Privacidade | Entre em contato
© 2008-2017 plox.com.br Todos os direitos reservados. Primeiro portal de notícias e entretenimento do Vale do Aço