quinta-feira, 24/06/2010

Teatro com base na construção de linguagens em Timóteo

Em cena, alunos do 2º ano da Escola Limoeiro recontam texto “A descoberta da Joaninha”.

A Escola Municipal Limoeiro dá prosseguimento ao processo de implantação da metodologia de Construção de Linguagens Essenciais (CLE), adotada, este ano, pela rede municipal de ensino de Timóteo. Esta semana, as três turmas do turno vespertino do segundo ano do ensino fundamental estão apresentando para os alunos do primeiro ano a adaptação do livro “A descoberta da Joaninha”, da escritora Bellah Leite Cordeiro.

Criada a partir da leitura do livro em sala de aula, a peça abriu espaço para o imaginário dos alunos. A montagem, que terá três versões, foi coordenada pelas professoras Lenice Cabral Pires, Marilene Soares Ferreira de Paula e Denise Carvalho Novais, com o apoio da pedagoga Sarah Maria Torres.



Apresentado em três dias consecutivos, o espetáculo será encenado por cerca de 75 alunos.A estréia aconteceu no dia 22, sendo que, na quarta, a montagem da turma de Marilene Paula recebeu uma roupagem especial transformando-se em musical. Nesta quinta, 24, acontece a última apresentação. As atividades decorrentes da adoção da metodologia CLE prosseguem na próxima semana, com a reescrita coletiva do texto original e a construção do “Grande Livro”.

Metodologia CLE
Dentro do programa de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação, a metodologia foi apresentada aos educadores do 2º e 3º ano dos anos iniciais através de capacitações realizadas em abril e maio. A Construção de Linguagens Essenciais objetiva o desenvolvimento das capacidades básicas de leitura e de escrita, de forma a alcançar a meta de que a criança esteja lendo e escrevendo até 8 anos. Para isto, cada educandário tem autonomia para definir como trabalhar atividades de contar e fazer a releitura do original de textos infantis, que resultarão na construção do texto coletivo do “Grande Livro”.

Informações da Secretaria de Comunicação Social de Timóteo 
 

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Mais informações sobre as opções de formatação

CAPTCHA
Este recurso é para previnir postagens automáticas feitas por spammers.
Image CAPTCHA
Digite os caracteres mostrados na imagem.


Política de Privacidade | Entre em contato
© 2008-2014 plox.com.br Todos os direitos reservados. Primeiro portal de notícias e entretenimento do Vale do Aço