sábado, 27/08/2011

Alunos de Enfermagem celebram Dia Nacional de Combate ao Fumo

Nesta segunda-feira (29/8), alunas do curso de Enfermagem do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG) celebram o Dia Nacional de Combate ao Fumo com a realização de ações de esclarecimento e sensibilização da população sobre os malefícios do tabaco e outras drogas. As intervenções acontecem de 8h30 às 16h, em duas tendas montadas em frente à Unidade Básica de Saúde do Centro de Coronel Fabriciano.

 

Neste ano, a campanha de conscientização usa como gancho casos de jovens artistas brasileiros e internacionais com histórico de uso de drogas e álcool. As alunas da disciplina Estágio Supervisionado III, sob a orientação das professoras Jussara Bôtto e Vitória Augusta Pires, utilizarão exemplos verídicos para ressaltar a influência do uso de drogas nas causas de mortes entre os mais jovens.

 

De acordo com Jussara Bôtto, mestre em Meio Ambiente e Sustentabilidade, ao alertar a população para os prejuízos à saúde causados pelo fumo, os alunos contribuem para a redução da ocorrência de outras enfermidades associadas ao cigarro.

 

“Acredito que campanhas como esta colaboram para o enfrentamento de problemas de saúde de grande magnitude, como as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs), responsáveis por 72% das mortes no País”, relata Jussara.

 

Estratégias de enfretamento

As DCNTs podem ser divididas em quatro grupos: doenças cardiovasculares, câncer, doenças respiratórias crônicas e diabetes. Elas têm em comum os fatores de risco modificáveis como: tabagismo, consumo de álcool, sedentarismo, má alimentação e a obesidade.

 

Visando reduzir o número de mortes causadas pelas Doenças Crônicas Não Transmissíveis, o Ministério da Saúde lançou, no início deste mês, um Plano de Ações de Enfrentamento para o Brasil (2011-2022). O documento define as ações que serão priorizadas e os investimentos necessários para reduzir a incidência destas enfermidades na próxima década. O texto integral do documento pode ser encontrado em http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/.

 

Da redação do Plox

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Mais informações sobre as opções de formatação



Entre em contato
© 2008-2012 plox.com.br Todos os direitos reservados. Primeiro portal de notícias e entretenimento do Vale do Aço