terça-feira, 16/08/2011

Com nova expansão, rede federal terá 63 universidades

A presidente Dilma Rousseff anuncia nesta terça-feira (16) a criação de mais quatro universidades federais em Estados do Norte e Nordeste. Três delas são na verdade campi já em funcionamento de outras instituições federais que serão transformados em universidades. Com essa expansão, a rede federal passará a contar com 63 unidades. A nova fase de expansão das federais totalizará 47 novos campi.

A Unifesspa (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará) terá sede na cidade de Marabá, onde hoje funciona um campus da Universidade Federal do Pará. A UFRC (Universidade Federal da Região do Cariri), no Ceará, terá sede em Juazeiro do Norte, onde atualmente funciona o Campus Cariri que pertence à UFCE (Universidade Federal do Ceará). Na Bahia, o campus de Barreiras da Ufba (Universidade Federal da Bahia) será transformado na Ufoba (Universidade Federal do Oeste da Bahia). O Estado ainda receberá a Ufesba (Universidade Federal do Sul da Bahia), no município de Itabuna. A criação delas precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional.

Ao todo, as quatro novas instituições de ensino terão 17 campi para atender a população dos respectivos Estados, sendo que 12 deles ainda serão criados e cinco, transferidos de outras universidades já existentes. Além disso, 12 universidades federais de 11 Estados vão receber 15 novos campi até 2014.

Segundo o MEC (Ministério da Educação), a expansão será concluída com a entrega das obras de expansão de 12 universidades federais que terão 20 novas unidades até 2012. Esses campi já estavam previstos na etapa anterior do Reuni (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais).

 R7

Da redação do Plox

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Mais informações sobre as opções de formatação



Entre em contato
© 2008-2012 plox.com.br Todos os direitos reservados. Primeiro portal de notícias e entretenimento do Vale do Aço