quinta-feira, 04/09/2008

Esporte: uma prática saudável

 

Já se foi o tempo em que a prática do esporte era feita somente por atletas. O esporte deixou de ser apenas para profissionais e as pessoas tomam consciência de que ele é benéfico também para a saúde, sendo recomendado para todas as idades. O que faz a diferença não é a modalidade, mas sim, a sua prática no dia-a-dia.
É importante introduzir o esporte desde a infância na vida de uma pessoa, assim ela terá uma vida mais saudável física e psicologicamente. Estudos comprovam que as pessoas que praticam esportes têm uma vida social ativa e possuem um raciocínio lógico mais aguçado.
 
Esportes recomendados para crianças: A idade ideal para se começar a praticar esportes é a partir dos seis anos. A criança deve ser bem orientada e não deve praticá-lo com espírito competitivo, mas sim como uma ajuda no desenvolvimento da psicomotricidade, lateralidade, coordenação motora e equilíbrio. Recomenda-se para esta fase atividades como caminhar, pedalar, correr e nadar. Que servirão de base para o desenvolvimento de novas modalidades. Na adolescência recomenda-se esportes como basquete, ciclismo, tênis, judô e caratê.
 
Esportes recomendados para adultos: Nesta idade se a pessoa já pratica alguma atividade esportiva ela saberá a qual esporte se dedicar. Mas se ainda não possui é interessante realizar caminhadas, corridas, natação, vôlei, futebol ou qualquer outro esporte que ela se identifique.
 
Esportes recomendados para terceira idade: Além da prática de atividades tradicionais como caminhadas, natação, dança e hidroginástica recomenda-se que a pessoa na terceira idade realize outras atividades de sua preferência, mas caso não se identifique com nenhuma dessas atividades é recomendável que ele participe de jogos de baralho, xadrez, bingos para exercitar a mente. Mas lembre-se, nenhum esporte deve ser praticado sem que você faça uma avaliação médica.

 
O esporte é indispensável para o bom funcionamento do nosso organismo, conheça motivos importantes para a sua prática:

1 – Auto estima
A prática regular de exercícios aumenta a confiança do indivíduo.

2 – Capacidade Mental
Pessoas ativas apresentam reflexos mais rápidos, maior nível de concentração e memória mais apurada.

3 – Colesterol
Exercícios vigorosos e regulares aumentam os níveis de HDL (lipoproteína de alta densidade, o “bom colesterol”) no sangue, fator associado à redução dos riscos de doenças cardíacas.

4 – Depressão
Pessoas com depressão branda ou moderada, que praticam exercícios de 15 a 30 minutos em dia alternados, experimentam uma variação positiva do humor já após a terceira semana de atividade.

5 – Doenças Crônicas
Os sedentários são duas vezes mais propensos a desenvolver doenças cardíacas. A atividade física regula a taxa de açúcar no sangue, reduzindo o risco de diabetes.

6 – Envelhecimento
Ao fortalecer os músculos e o coração, e ao amenizar o declínio das habilidades físicas, os exercícios podem ajudar a manter a independência física e a habilidade para o trabalho, retardando o processo de envelhecimento.

7 – Ossos
Exercícios regulares com pesos são acessórios fundamentais na construção e manutenção da massa óssea.

8 – Sono
Quem se exercita “pega” no sono com mais facilidade, dorme profundamente e acorda restabelecido.
Publicidade


Política de Privacidade | Entre em contato
© 2008-2014 plox.com.br Todos os direitos reservados. Primeiro portal de notícias e entretenimento do Vale do Aço