segunda-feira, 24/05/2010

Oikós as visitas monitoradas despertam jovens para consciência ambiental

Uma aula a céu aberto, na qual crianças e jovens aprendem sobre importantes temas ambientais, promovendo o desenvolvimento de comportamentos que respeitem a diversidade dos seres vivos. Essa pode ser uma das definições para o projeto Visitas Escolares Monitoradas ao Centro de Educação Ambiental da ArcelorMittal Inox Brasil (Oikós), destinado a professores e alunos de escolas da microrregião do Vale do Aço. O agendamento para as visitas pode ser realizado das 8h às 11h e das 14h às 17h, de segunda à sexta-feira, no Oikós. São disponibilizadas vagas para uma turma por expediente, com a duração de 3 horas.

Segundo a equipe de coordenação do Oikós, o objetivo do projeto é despertar nos visitantes uma visão mais ampla dos diferentes ambientes, como um ecossistema, com todo seu equilíbrio e a inter-relação entre os elementos naturais. Ao ampliar a percepção do visitante para essa realidade, ele é estimulado à reflexão e à realização de atitudes que respeitem a vida, em todos os seus aspectos e diversidade. Todo conteúdo apreendido durante uma visita serve de complemento no processo de educação ambiental realizado pelos professores nas escolas.

As atividades desenvolvidas durante a visita são monitoradas por uma equipe capacitada e incluem aulas expositivas de temas ambientais, trilhas interpretativas e dinâmicas de reflexão. Primeiro, o grupo é recebido no Centro de Visitantes para apresentação e boas-vindas. Em seguida, há uma dinâmica de integração na área do estacionamento e um breve histórico da ArcelorMittal Inox Brasil e do Oikós. Depois, todos partem para a visitação aos espaços previamente combinados com a Escola. Ao final da visita é realizada uma avaliação institucional.

Em todo o percurso, são dadas Informações sobre o meio ambiente e seus habitantes. Os participantes visitam o viveiro, o formigueiro, caminham e aprendem na trilha interpretativa, conhecem a ambioteca, o biodigestor, têm uma aula sobre recursos hídricos com a utilização da maquete da bacia hidrográfica, se surpreendem no minhocário e insectário e participam da Gincana dos Valores da ArcelorMittal, uma atividade recreativa de interação com o ambiente natural, visando resgatar valores e virtudes, fomentar a transdisciplinariedade e desenvolver a percepção de preservação e conservação do meio ambiente.

Passarela da Fauna

Um grande atrativo da visita é a Passarela da Fauna, uma trilha de aproximadamente 160 metros, com réplicas de animais, em tamanho real, que compõem a fauna da Mata Atlântica. Cada réplica é acompanhada pelo nome científico do animal, suas características e curiosidades. Durante o percurso são ressaltadas questões referentes à extinção das espécies, como suas causas, efeitos e soluções. Outros assuntos relevantes, como cadeia alimentar, manutenção da fauna, diferença de animal silvestre e doméstico, também são abordados.

Milhares de visitantes

O projeto Visitas Escolares Monitoradas acontece há mais de 10 anos. Durante todo esse tempo, cerca de 10 mil pessoas já estiveram no Centro de Educação Ambiental da ArcelorMittal Inox Brasil, aprendendo, de forma dinâmica e agradável, importantes questões ambientais, e despertando para atitudes que preservam e conservam o meio ambiente. A cada ano, um diferente tema é desenvolvido com estudantes de diferentes escolas e idades. Em 2010, um dos focos do Projeto é a Biodiversidade, já que a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou ser este o Ano Internacional da Biodiversidade.


SUGESTÃO DE BOX:
Procedimentos para participação
1. Solicitar a visita por carta, e-mail ou pessoalmente e encaminhar o documento junto com a ficha preenchida para o CEA – Oikós (Avenida Acesita, s/n, bairro Primavera – Timóteo/MG - CEP 35180-000. E-mail: faoikos@uai.com.br)

2. Confirmar agendamento com, no mínimo, 10 dias de antecedência, por meio dos contatos: faoikos@uai.com.br ou tel 3849-1101. No dia, em caso de chuva, a visita será remarcada para uma nova data;

3. O professor responsável pela visita deverá comparecer ao Centro de Educação Ambiental para, em conjunto com a equipe do Oikós, planejar as atividades a serem desenvolvidas.

4. Orientar os alunos para usar roupas leves, calça comprida e calçado fechado.

Informações da Assessoria de Comunicação ArcelorMittal

 

PUBLICIDADE

Gostei muito deste projeto e

Gostei muito deste projeto e gostaria de saber com faço para levar 5 crianças no projeto OIKOS. 

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Mais informações sobre as opções de formatação

CAPTCHA
Este recurso é para previnir postagens automáticas feitas por spammers.
Image CAPTCHA
Digite os caracteres mostrados na imagem.


Política de Privacidade | Entre em contato
© 2008-2014 plox.com.br Todos os direitos reservados. Primeiro portal de notícias e entretenimento do Vale do Aço