sexta-feira, 05/08/2011

Celso Amorim é o novo ministro da Defesa

 
FOTO: AGÊNCIA BRASIL/ARQUIVO
Amorim sai da pasta de Relações Exteriores para assumir vaga na Defesa

Celso Amorim, que ocupava o cargo de ministro das Relações Exteriores no Governo Lula, foi confirmado na noite desta quinta-feira como novo ministro da Defesa, no lugar de Nelson Jobim. No início da noite, a assessoria do Palácio do Planalto já havia informado que a presidente Dilma Rousseff se reuniria ainda na noite desta quinta com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, quando deveria ser oficializada sua demissão depois das supostas declarações de Jobim criticando as ministras Ideli Salvatti (Relações Institucionais) e Gleisi Hoffmann (Casa Civil).

O ministro, que estava em Tabatinga (AM), antecipou a volta a Brasília para o encontro com a presidente. Ao chegar no Palácio do Planalto, ele foi ao encontro da presidente, a quem entregou a carta de demissão. A reunião entre os dois durou menos de cinco minutos, segundo informou a assessoria do governo.

Nelson Jobim negou a crítica às ministras, publicada na edição deste mês da revista "Piauí", que circulou nesta quinta-feira. Jobim teria dito que a ministra Ideli Salvatti era "muito fraquinha" e que Gleisi Hoffmann "sequer conhece Brasília".

Depois da repercussão das palavras do ministro, a presidente Dilma Rousseff decidiu retirá-lo da chefia da pasta. Ela já teria, inclusive, falado com o Jobim ao telefone: "Ou você pede para sair ou saio com você".

Novo Ministro
Nascido no dia 3 de junho de 1942, Celso Amorim é Diplomata, o que o credenciou a assumir a pasta de Ministro das Relações Exteriores, cargo que ficou durante os dois mandatos de Lula. Em 7 de outubro de 2009, David Rothkopf, um comentarista da revista americana Foreign Policy, chegou a indicar Amorim como "o melhor chanceler do mundo".

Amorim, Luiz Dulci e Jorge Armando Felix foram os únicos ministros ou secretários do primeiro gabinete de Lula a permanecer nos cargos para que foram originalmente designados. Em seu segundo ministério, Amorim tornou-se responsável pelo direcionamento humanista da política externa brasileira atual, que incluiu entre seus objetivos a luta contra a fome, a pobreza e o unilateralismo.

Formulou coalizões com países do hemisfério sul, tais como G-20 (luta pela redução das distorções no comércio agrícola, na Organização Mundial de Comércio), o G-4 (luta para tornar o Conselho de Segurança das Nações Unidas menos anacrônico e mais legítimo e representativo), o G-3 (Fórum IBAS - Índia, Brasil e África do Sul - para coordenação de posições no cenário internacional) e participou ativamente na institucionalização do chamado BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China).

Em 29 de outubro de 2010, o Ministro Celso Amorim recebeu, em Miami, o prêmio “Bravo Business” da revista Latin Trade, na categoria “Innovative Leader of the Year”. No mesmo dia, foi o orador principal do painel “Brazil’s Role in the Global Economy”.
O Tempo

Da redação do Plox

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Mais informações sobre as opções de formatação



Entre em contato
© 2008-2012 plox.com.br Todos os direitos reservados. Primeiro portal de notícias e entretenimento do Vale do Aço