O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados se reunirá amanhã para instaurar processo disciplinar contra Jair Bolsonaro (PP-RJ). O relator será o deputado Sérgio Brito (PSC-BA).
Bolsonaro é acusado pelo PSOL de quebrar o decoro parlamentar durante discussão que teve com a senadora Marinor Brito (PSOL-PA) no dia 12 de maio, quando que se debatia, na Comissão de Direitos Humanos do Senado, o projeto que criminaliza a homofobia.
Na ocasião, o deputado divulgou panfletos contra o kit sobre homossexualidade elaborado pelo Ministério da Educação e teria ofendido a senadora paraense.
A partir da instalação do processo, Bolsonaro terá 10 dias úteis para apresentar a defesa, e o deputado Sérgio Brito contará com até 40 dias úteis para apurar o caso e apresentar seu relatório.
Em 26 de maio, a Câmara promulgou uma resolução que reduziu os prazos em processos no Código de Ética. Assim, esse processo contra Bolsonaro já seguirá o novo modelo, com o objetivo de impedir morosidades.
Estopim. Em abril, Bolsonaro criou polêmica ao dizer, no programa "CQC", que não discutiria promiscuidades, após a cantora Preta Gil perguntar o que ele faria se um dos seus filhos tivesse uma namorada negra.
O TEMPO
Da redação do Plox
Comentar