O presidente da Câmara de Ipatinga, vereador Nardyello Rocha (PMDB) atendendo ao convite da diretoria do Conselho de Segurança Pública (Consep I), participou de mais uma reunião do conselho para discutir questões relativas ao Centro da cidade.
A reunião aconteceu na noite desta terça-feira (31), no plenário da Câmara de Ipatinga. Além da diretoria do Consep, participaram da reunião representantes da Polícia Militar, diretoria da Associação de Mototaxistas e Motoboys do Vale do Aço (Motvaço), e mototaxistas de diversos pontos da cidade.
Em pauta, questões sobre a revitalização do Centro de Ipatinga. Na ocasião, também foi aberto espaço para discussões referentes aos mototaxistas.
O vereador Nardyello Rocha aproveitou a oportunidade para esclarecer como está o processo de regulamentação da profissão de mototaxista e motofretista na cidade. Ele é autor do anteprojeto que regulamenta a profissão em Ipatinga.
Nardyello afirmou que os únicos motivos pelos quais a profissão ainda não foi regulamentada em Ipatinga são a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI4530) contra expressões contidas na Lei 12.009/09, e o fato de que o curso exigido pela resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran)ainda não está disponível na região do Vale do Aço.
“Temos tido muita cautela e respeito com categoria. Estamos no caminho certo, prova disso é que, recentemente, ao participar de uma reunião na Assembléia Legislativa de Minas Gerais fomos informados pela Polícia Militar que nas cidades onde a profissão foi regulamentada, a PM vai fiscalizar e cobrar que os profissionais estejam de acordo com a Lei”, informou o vereador.
“Se em Ipatinga tivéssemos regulamentado, neste momento nossos mototaxistas seriam injustiçados, pois eles ainda não têm como se adequar às exigências da lei federal e trabalhariam ilegalmente”, comentou Nardyello.
O parlamentar ainda aproveitou para elogiar a categoria, que tem se organizado e antecipado o cumprimento de outras exigências.
“Não posso deixar de elogiar a categoria que, a cada dia, se envolve mais com o que está previsto na resolução que estabelece requisitos mínimos de segurança. A utilização de corta-pipas no guidon, o uso de uniforme e crachá são itens que muitos profissionais já adotaram. É importante esta organização, ela melhora os serviços prestados à população e aumenta a segurança dos profissionais e usuários” concluiu Nardyello.
Da redação do Plox
Comentar