quarta-feira, 31/08/2011

Idealizador do Movimento da 3ª Idade recebe Medalha da Câmara de Ipatinga

Os movimentos organizados que lidam com os idosos no Vale do Aço talvez não teriam a força que tem hoje se não fosse a participação de um jovem. Em 1986, aos 26 anos de idade José Maria Pernisa, natural de Juiz de Fora (MG), veio morar em Ipatinga para trabalhar na Usiminas como técnico de edificações e neste mesmo ano resolveu ser voluntário no Lar Paulo de Tarso, no bairro Bom Retiro. Chegou como visitante, ocupou vários cargos e se tornou presidente da instituição em 1990, exercendo a função por cinco mandatos consecutivos.

Sempre preocupado com o apoio e a valorização dos idosos na sociedade, foi um dos precursores para criação do Movimento da Terceira Idade em Ipatinga, pois naquela época não existiam leis que protegiam os mais experientes. Hoje com 18 anos de fundação, o Movimento da Terceira Idade, teve José Maria Pernisa como presidente por doze anos. Sua iniciativa com o Movimento serviu como exemplo para criação destes espaços destinados aos idosos nas outras cidades vizinhas.

Atuante e incansável, Pernisa como é conhecido, pode ser um exemplo de ser humano que acredita fielmente na possibilidade de se fazer das ações de hoje a concretização de um Mundo melhor para se viver amanhã. “Quando o ex-presidente Luiz Inácio Lula sancionou o Estatuto dos Idosos, que foi transmitido ao vivo pela TV, chorei como uma criança, porque senti que era a minha vida que estava ali”, lembra emocionado.

Na época de 80, segundo José Maria, não existiam espaços juntos as comunidades para que os idosos tivessem atividades para interação, conseguindo assim, através de muitos esforços, trazer vários benefícios a classe. Como exemplo ele cita a criação de grupos de dança sênior, teatro e coral, além da realização de outras atividades como passeios turísticos, palestras educativas e o incentivo a participação dos idosos nas decisões políticas da cidade.

Pernisa participou também ativamente para criação do Conselho Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal do Idoso. “Sou feliz por não ter passado em branco, porque existem dois extremos na vida, a criança e o idoso, infelizmente ainda hoje faltam apoios aos mais experientes”, observou.

Mérito Legislativo

Como forma de reconhecimento ao trabalho deste que foi um dos incentivadores dos movimentos que trabalham com os idosos, a Câmara Municipal de Ipatinga, por iniciativa do vereador César Custódio (PPS), aprovou por unanimidade a concessão da Medalha do Mérito Legislativo a José Maria Pernisa, na última seção extraordinária deste mês.

Para o vereador atitudes como de José Maria devem servir como exemplo a ser seguido. “Enquanto muitos se preocupam simplesmente com o material e o dinheiro, ele se preocupou com o que temos de maior valor, que é o ser humano”, ressaltou César.

Aposentado em julho de 2010, o ex-morador do bairro Cariru, que volta a residir em sua terra natal é casado com Alzira Terezinha, com quem tem três filhos, Sabrina, Sandra e Vinícius, todos nascidos em Ipatinga. “Volto a Mar de Espanha por causa de meus pais que hoje tem 82 e 77 anos, mas não penso em parar de trabalhar com idosos”, observou.

 

Da redação do Plox

Homenagem merecida

Enviado por Fatinha (não verificado) em qui, 01/09/2011 - 12:41.

Homenagem merecida ao incançável e batalhador Perniza. Parabéns! Fui testemunha de parte do seu trabalho. Ao vereador que reconheceu seu mérito meus cumprimentos.


Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Mais informações sobre as opções de formatação



Entre em contato
© 2008-2012 plox.com.br Todos os direitos reservados. Primeiro portal de notícias e entretenimento do Vale do Aço