Soluções para evitar que o sistema de atendimento à saúde se agrave em Timóteo e no Vale do Aço. Esse foi o tom das conversas entre o prefeito Sérgio Mendes (PSB) , o governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia, e o secretário de Estado de Saúde, Antonio Jorge de Souza Marques. O encontro aconteceu em Muriaé nesta sexta-feira (8), onde os três participaram da solenidade de entrega de obras naquele município.
Na ocasião, Mendes levou ao conhecimento de Anastasia e Antonio Jorge o contexto que envolve a saúde pública na região, no intuito de buscar soluções conjuntas junto ao governo estadual. “Expliquei ao governador e ao secretário que o município de Timóteo está sendo obrigado a restringir os atendimentos na sua Unidade de Pronto Atendimento (UPA), por estar sobrecarregado de pacientes de municípios vizinhos. Também informamos que a mesma situação acomete o Hospital e Maternidade Vital Brazil. Em seguida, fizemos o alerta sobre o colapso que o Vital Brazil pode sofrer com o possível fechamento do Hospital Siderúrgica em Coronel Fabriciano, e o conseqüente aumento da demanda por atendimentos em Timóteo”, relata Sérgio Mendes.
Segundo o prefeito, o secretário Antônio Jorge se comprometeu a discutir os problemas com sua equipe. Na próxima semana, o secretário prometeu resposta apos a análise mais aprofundada do caso. “O secretário Antonio Jorge nos assegurou que irá solicitar à sua equipe um estudo detalhado dessas três situações que podem agravar a saúde na região. O objetivo desse estudo é encontrar as ações que podem sanar esse quadro preocupante. Nós pedimos apoio incisivo e urgência para conter eventuais retrocessos na prestação dos serviços de saúde à população”, diz o prefeito.
Segundo o secretário, atualmente o Vale do Aço é a região do Estado que está passando pela maior crise de saúde pública.
Durante o encontro, Sergio Mendes também discutiu com o governador a drástica queda da receita do município. Segundo Mendes, Anastasia “reconheceu as dificuldades advindas da redistribuição de ICMS”. “Reforçamos a gravidade da situação, explicando que somente a cidade de Timóteo deixará de receber mais de R$ 15 milhões de ICMS este ano, e que o município foi o terceiro no Estado que mais perdeu em tributos. No entanto, o governador esclareceu que dificilmente poderá intervir para diminuir essa perda de receita e que só no primeiro semestre de 2012 o governo estadual poderá promover melhorias para a arrecadação da receita municipal”, finaliza Mendes.
Da redação do Plox
Comentar