
Força tarefa tem como objetivo avaliar prejuízos causados pelas chuvas
Técnicos do Ministério da Integração e Ministério da Casa Civil estão na cidade de Timóteo desde a última terça-feira (07) avaliando as áreas de risco e os danos causados pelas últimas chuvas.
Timóteo é a terceira cidade do estado a receber esta força tarefa. Isto porque, a cidade foi uma das primeiras de Minas Gerais a ser reconhecida como situação de emergência.
O prefeito Sérgio Mendes, está acompanhando de perto toda a vistoria.

Ainda no mês de dezembro, durante o período chuvoso, a administração municipal decretou estado de emergência e foi reconhecida pela Defesa Civil Estadual. Depois da estiagem a administração calculou os prejuízos e acredita que serão necessários pelo menos R$ 4 milhões para a construção de muros de arrimo, recuperação de galerias e redes pluviais, contenções e estabilizações de encostas.
Os bairros Macuco, Limoeiro, Ana Moura, Ana Rita, Recanto Verde, Santa Terezinha, João XXIII, Petrópolis e Alvorada foram os mais atingidos. A situação no distrito de Cachoeira do Vale também ficou bastante complicada por causa do transbordamento do rio Piracicaba, que alagou casas, empresas e vias públicas, impedindo o tráfego de veículos na região. A pavimentação, em praticamente todas as vias da área urbana, ficou comprometida.

Na área central, uma cratera com mais de 20 metros de profundidade se formou próxima à ponte sobre o ribeirão Timotinho. Outra erosão que preocupa foi registrada na avenida Efigênia Pereira Bitencourt, na entrada do bairro Timirim, onde a pista já havia sido interditada em um dos sentidos de tráfego.
A previsão é que a visita técnica termine na próxima sexta-feira (10). Após a análise de cada local atingido pelas chuvas será elaborado um relatório, que posteriormente será encaminhado ao Ministério da Integração, com o intuito de buscar recursos federais para a reconstrução e recuperação das áreas mais afetadas pelas chuvas. De acordo com dados fornecidos pelos próprios técnicos, cidade de Timóteo é considerada de alto risco.
Comentar