quinta-feira, 08/04/2010

TRE marca nova eleição para Ipatinga

 

O plenário do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) aprovou, por unanimidade, na sessão desta quinta-feira (8), a resolução que estabelece para 30 de maio de 2010 a data de realização das novas eleições para prefeito e vice-prefeito em Ipatinga e mais cinco cidades do Estado – Almenara, Cuparaque, Couto de Magalhães de Minas, Santa Juliana e São João do Paraíso. Os novos pleitos foram motivados pelas cassações dos respectivos chefes dos Executivos locais em virtude de prática de ilícitos eleitorais – compra de votos, arrecadação ilícita de recursos de campanha e abuso de poder econômico ou político.
Em Ipatinga e mais três cidades – Santa Juliana, Cuparaque e Almenara – as Prefeituras estão sendo administradas pelos presidentes das Câmaras Municipais e em duas – Couto de Magalhães de Minas e São João do Paraíso - os prefeitos cassados pelo TRE-MG ainda estão no cargo, embora cassados.
Ao colocar a resolução em pauta, o presidente do TRE, desembargador Baía Borges, disse “que há condições legais para que as eleições sejam feitas, como manda a Lei”. O procurador regional eleitoral, José Jairo Gomes, afirmou que o Tribunal está no caminho certo ao determinar as novas eleições, pois “tudo recomenda que isso seja feito”.
De acordo com o calendário eleitoral determinado pelo TRE-MG para as seis cidades, estão aptos a participar das eleições de 30 de maio todos os partidos constituídos um ano antes do pleito e que permaneçam registrados no Tribunal Superior Eleitoral. No caso do eleitorado apto a votar nos pleitos extemporâneos, o prazo para recebimento de pedidos de alistamento e transferência terminou no dia 30 de dezembro de 2009.
Convenções, desincompatibilização e propaganda
Ainda segundo o calendário eleitoral, as convenções destinadas a deliberar sobre a escolha de candidatos e a formação de coligações serão realizadas de 21 a 28 de abril de 2010, nelas podendo concorrer o candidato que possuir domicílio eleitoral na respectiva circunscrição por, pelo menos, um ano antes da data marcada para o pleito e estiver com a filiação deferida pelo partido no mesmo prazo.
Já em relação ao prazo para a desincompatibilização, o candidato deverá afastar-se do cargo gerador de inelegibilidade que atualmente ocupe nas 24 horas seguintes à sua escolha pela convenção partidária.
O prazo para a entrega, no cartório eleitoral, do requerimento de registro de candidatos a prefeito e vice-prefeito termina às 19h do dia 30 de abril de 2010. A propaganda eleitoral somente será permitida a partir de 1º de maio.
O TRE mineiro, segundo o calendário eleitoral, tem até o dia 27 de maio para julgar todos os recursos sobre pedidos de registros de candidatos e publicar as respectivas decisões. Já o dia 5 de junho é o prazo final para o juiz eleitoral divulgar o resultado da eleição e proclamar os candidatos eleitos.
Entenda o caso em Ipatinga
Sebastião Quintão (PMDB) e Altair Vilar (PSB) foram cassados em fevereiro de 2009, acusados de abuso do poder político, combinado com abuso do poder econômico, no episódio que envolveu eleitores do Bairro Nova Esperança, beneficiados pelo programa Morar Melhor, quando Quintão era prefeito da cidade.
Os dois ficaram em segundo lugar na disputa, mas foram empossados porque o vencedor da eleição para prefeito, Chico Ferramenta (PT), teve o registro de candidatura indeferido. Sua participação na disputa eleitoral de 2008 ocorreu sob efeito de liminar que não foi sustentada depois da votação, no TSE.
No começo de 2009, Quintão foi denunciado pelo Ministério Público Eleitoral que apurou a ocorrência de coação a eleitores para trocarem faixas de candidatos de sua preferência por candidatos apoiados pela coligação de Quintão e Vilar (Movimento Ipatinga Unida). A chapa que ficou em segundo lugar foi, a partir desse processo, cassada pela juíza eleitoral de Ipatinga.
A decisão de primeira instância foi mantida pelo TRE-MG em julho de 2009, e os cassados recorreram ao TSE. Na segunda instância, chegou a ser convocada nova eleição para prefeito de Ipatinga, marcada para 18 de outubro de 2009, mas esta fora suspensa pelo TSE até o julgamento final de agravos de instrumento interpostos por Quintão e Vilar perante aquela Corte. Em 11 de março de 2010, o TSE, por cinco votos a dois, confirmou a cassação de ambos e comunicou a decisão ao TRE mineiro.
A prefeitura ipatinguense está sob a responsabilidade do presidente da Câmara Municipal, Robson Gomes (PPS).
 
Publicidade

é obrigado votar?

Enviado por Anônimo (não verificado) em sab, 01/05/2010 - 15:01.

Eu estou morando em outra cidade e nao poderei comparecer as eleiçoes. Essa eleição é obrigatória?
Pois se for, será que eu consigo justificar ausência da minha atual cidade? Ou somente em Ipatinga?


ELEIÇÕES EM IPATINGA

Enviado por Paulo Cordeiro (não verificado) em qua, 14/04/2010 - 13:41.

ALEXANDRE SILVEIRA APARECE COMO FAVORITO NAS ELEIÇÕES EXTEMPORANEAS DE IPATINGA, DEVENDO VENCER FACILMENTE AS ELEIÇÕES, PELO SEU NOME LIMPO, EXPERIENCIA E POPULARIDADE NO VALE DO AÇO


SERÁ QUE VAI COLAR?????

Enviado por anônimo (não verificado) em ter, 13/04/2010 - 21:41.

ESTE PAPO FURADO DE QUE NARDYELO IRÁ SE " SACRIFICAR" NUM MANDATO TAMPÃO??????
SE EU ESTIVESSE NA POSIÇÃO DO DARDYELO NUM ACEITAVA NÃO.........
INDA MAIS QUERENDO FAZER DODRADINHA COM O QUE TEM DE MAIS FALSO, ENGANADOR E MENTIROSO EM IPATINGA, QUE É O PT.

ACHO QUE ELE ESTÁ SENDO JOGADO ÀS PINHARAS..................


PMDB lança Nardyello

Enviado por flavinho (não verificado) em ter, 13/04/2010 - 19:33.

PMDB lança Nardyello
por noticias da neti

13/04/2010 00:00

Partido escolhe nome de vereador, por estar mais bem pontuado em pesquisas de intenção de voto

O ex-prefeito Sebastião Quintão, ao lado do vereador Nardyello Rocha, agora pré-candidato do partido
IPATINGA - A Executiva do PMDB anunciou ontem (12), em um encontro do partido na Câmara Municipal, o nome do vereador Nardyello Rocha como pré-candidato da legenda para concorrer às novas eleições de Ipatinga.
Acompanhado pela cúpula regional da sigla, Nardyello foi apresentado pelo deputado federal Leonardo Quintão como o nome mais viável dentro do PMDB para disputar o pleito extemporâneo. Na defesa do indicado, Leonardo sustentou o potencial político de Nardyello e citou o fato dele ter sido eleito o vereador mais bem votado dentro de Ipatinga, com 4198 votos. "Em nome do PMDB, apresentamos o vereador Nardyello Rocha como o nome do partido para estas eleições. Essa escolha é resultado de uma unidade muito bem constituída, com apoio unânime da bancada peemedebista dentro da Câmara, da militância que está nas ruas e dos nossos partidos aliados", afirmou Leonardo Quintão, atual vice-presidente do diretório estadual do PMDB.
Em entrevista, o deputado foi questionado sobre as especulações que apontam para uma possível aliança entre PMDB e o PT, em nome de coalizões suprapartidárias. Leonardo Quintão confirmou as conversas entre os partidos, mas desde que, limitadas à corrente petista representada pela ex-vereadora Lene Teixeira.
"Sobre os boatos de uma aliança entre o PMDB e o PT, o que temos como garantir é que o nosso partido está aberto para uniões que venham somar ao projeto estrutural e político que temos para Ipatinga. O Partido dos Trabalhadores, representado por Lene Teixeira, é bem vindo para estas alianças", disse o deputado, acrescentando que não há possibilidade de união com o grupo de Ferramenta.
Em seu pronunciamento como pré-candidato, Nardyello iniciou sua fala já em ritmo de campanha e lembrou a todos sobre a possibilidade de Ipatinga ter seu primeiro prefeito nascido na cidade. "Desde já quero contar com o voto de todos vocês que estão aqui e defender meu nome como candidato nessas eleições extemporâneas. Como representante do partido que obteve mais de 50 mil votos nas eleições para prefeito de 2008, meu desejo é alcançar o melhor para Ipatinga e garantir esta vitória por meio de alianças políticas que estejam em sintonia. É a primeira vez que teremos a oportunidade de eleger um prefeito nascido nesta terra", disse o parlamentar. Questionado sobre a indicação de Ilton Câmara na semana passada, como pré-candidato do MIU para a prefeitura, Nardyello ponderou e garantiu que o PMDB respeita todos os posicionamentos políticos. Segundo o parlamentar, seu nome foi apontado a partir de pesquisas de opinião e diante disso, espera somar forças com novos partidos.
"Dentro de um processo eleitoral é legítimo que todos tenham a oportunidade de lançar suas pré-candidaturas. Para chegar ao meu nome, o PMDB foi pautado em dados de pesquisas de intenção de voto. Os nomes definitivos dos candidatos só serão conhecidos no último dia do registro das chapas, em 27 de abril. Até lá, daremos continuidade aos nossos trabalhos. Caso futuramente surja outro nome mais bem cotado que o meu, terei humildade em reconhecer e abrir mão para o que for melhor para Ipatinga", assegurou Nardyello. Além da aliança com o PT, o PPS do deputado federal Alexandre Silveira também foi citado dentro das possibilidades de alianças.
O PMDB realiza, no dia 25 de abril, a convenção que lançará oficialmente seu candidato ao cargo do Executivo Municipal. Na oportunidade, o ministro das Comunicações, senador Hélio Costa, e o presidente estadual do partido, deputado federal Antônio Andrade, estão entre os convidados para participar da solenidade. (Bruno Soares)


virgem mãe....

Enviado por anônimo (não verificado) em seg, 12/04/2010 - 20:35.

Cecilia esteve presente nos 3 mandadtos brilhantes de chico ferramenta.........
uai ela num era deputada naquele tempo?????
Esteve presente, FAZENDO O QUÊ???????? Ajudando ele a ****** verba???????????

Comandou a campanha vitoriosa de ferramenta 2008; esqueceu de dizer que foi também a campanaha mais enganadora e mentirosa de todos os tempos...............como também esqueceu de dizer que ela e o marido foram coordenadores da campanha espetacular do joão magno quando eles entregaram para o quintão.........

Liberou verbas para varias entidades em ipatinga e vale do aço............Quais e quanto para cada entidade, pois foi noticiado aqui que teve até carro para um grupo pifio de mulheres e que tal veículo é alugado para a faculdade dela e do marido........e FORAM NOS MANDATOS brilhantes QUE ********

Melhor se ficasse CALADO CALAIS.....

kkkkkkkkkKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. CALAIS VC É DE CHORAR E NÃO DE RIRI; QUANTA IGNORÂNCIA E CEGUEIRA JUNTOS.......


ELIANDERSOM CARLOS LIMA PARA PREFEITO

Enviado por EL KARA (não verificado) em seg, 12/04/2010 - 20:12.

Ë DOÊNTIO A MANEIRA COMO ESSE INDIVÍDUO VÊ O FUTURO E AGE NO PRESENTE.
IMBUIDO DE UMA CRENÇA MALUCA DE QUE AINDA VAI OCUPAR ALGUM CARGO NA PMI, O ZÉ NINGUÉM ELIANDERSOM LIMA PASSA O DIA PROCURANDO SARNA PRÁ COÇAR. O CARA SE ACHA UM INDISPENSÁVEL AO CASAL CHICO TETRA FERRUGEM & CECÍLIA TAQUARA RACHADA FERRAMENTA FERRUGEM. ELIANDERSOM VIVE DE MAQUINA DIGITAL NAS MÃOS FOTOGRAFANDO SERVIDOR PÚBLICO PELAS RUAS DE IPATINGA E XERETANDO TUDO QUANTO É CANTEIRO DE OBRA GRAVANDO E FILMANDO TUDO QUE VÊ PELA FRENTE. O ELIANDERSOM TOMA TENÊNCIA, QUALQUER DIA DESSE VOCÊ ACABA GANHANDO ATÉ A ANTIPATIA DO CASAL FERRAMENTA. E OLHE QUE ELES ADORAM BABACA PUCHA SACO, MAS VOCÊ SEGUNDO ELES MESMOS É GOSMENTO DEMAIS
PRESTENSÃO SUJEITO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


MEU CARO AMIGO, PORQUE VOTAR

Enviado por JOSÉ MARTINS DE CALAIS (não verificado) em seg, 12/04/2010 - 15:50.

MEU CARO AMIGO, PORQUE VOTAR EM CECILIA FERRAMENTA?

1 - DOIS MANDATOS DE DEPUTADA ESTADUAL;
2 - PRESTANDO UM BRILHANTE TRABALHO NA COMISSÃO DE ASSUNTOS MUNICIPAIS;
3 - LIBERAÇÃO DE VERBAS PARA VÁRIAS ENTIDADES EM IPATINGA E TODO VALE DO AÇO;
4 - ESTEVE PRESENTE NOS 3 MANDATOS BRILHANTES DE CHICO FERRAMENTA;
5 - COORDENOU A CAMPANHA VITORIOSA DE FERRAMENTA EM 2008;
6 - ATUANTE PARLAMENTAR NA ALMG;
7 - DEFENDE OS DIREITOS DAS MULHERES, HOMENS, CRIANÇAS E IDOSOS;

ENFIM A DEPUTADA CECILIA FERRAMENTA MERECE A CONFIANÇA DE IPATINGA.

JOSÉ MARTINS DE CALAIS
LÍDER COMUNITÁRIO DO BAIRRO CARAVELAS


VERGONHA NACIONAL

Enviado por Eleitor Consciente (não verificado) em dom, 11/04/2010 - 11:46.

VERGONHA NACIONAL

VEJA O QUE SAIU NO JORNAL DA RECORD EM REDE NACIONAL SOBRE O ENTRA E SAI DE PREFEITOS NO VALE DO AÇO.


Tomara que eu não tenha

Enviado por anônimo (não verificado) em sab, 10/04/2010 - 21:59.

Que escolher entre o menos ruim; se for assim taco-lhes um voto nulo.
Não quero ler nem saberv de defeitos de nenhum candidato; quero saber é das REALIZAÇÕES E QUALIDADES DE CADA UM; mas parece que aqui em ipatinga ninguém faz nada pela cidade, nenhum candidato tem qualidades ou prestado serviços para a população.
FAÇO UM DESFIO AOS SRS. ANALISTAS POLITICOS DE IPATINGA: POSTEM AS REALIZAÇÕES DO SEU CANDIDATO, POSTEM AS QUALIDADES DELE. É ISTO QUE FARÁ A DIFERENÇA.
MOSTREM QUE SEU CANDIDATO É BOM E NÃO QUE ÓS ADVERSÁRIOS SÃO TODOS PIOR QUE ELE; POIS ASSIM ESTAREMOS A ESCOLHER O MENOS RUIM; O MENOS PIOR.. E AÍ NÃO DÁ. JÁ ESTOU SE S... CHEIO DE TANTO LER SOBRE MAZELAS E DEFEITOS DE CANDIDATOS E POLITICOS E DIGO MAIS:
AQUELE QUE ESTIVER SEM DEFEITO QUE ATIRE A PRIMEIRA PEDRA....


Não sou contra o voto nulo; MAS

Enviado por Anônimo (não verificado) em sab, 10/04/2010 - 21:46.

Teremos que avaliar as candidaturas; como foi dito aí acima num testameno: avaliemos o que os candidatos já fizeram no passado distante e recente, somemos ao que estão fazendo hoje , aqui e agora.
pois temos umas figuras que só aparecem em eleições ou quando estão no poder; fora disto não dá nem esmola...........
De posse destes dados do presente e do passado recente poderemos ter uma ideia do que o candidato fará se eleito for.
Caso não encontremos nenhum que obtenha resultado favorável então votemos nulo como demonstração civica, legitima e legal de insatisfação com a classe politica..
Em tempo: adianta muito pouco virmos aqui expor as mazelas e os podres dos outros candidatos....
Vamos colocar AS REALIZAÇÕES EFETIVAS E REAIS DO NOSSO; ESTA SIM É DE GRANDE VALIA PARA A POPULAÇÃO................


Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Mais informações sobre as opções de formatação

CAPTCHA
Este recurso é para evitar postagens automáticas
Image CAPTCHA
Digite os caracteres mostrados na imagem.


Política de Privacidade | Entre em contato
© 2008-2014 plox.com.br Todos os direitos reservados. Primeiro portal de notícias e entretenimento do Vale do Aço