sexta-feira, 05/02/2010

Cyclone revela motor a vapor moderno

Cyclone Power Technologies (CPT) divulgou nesta quinta-feira (04) o protótipo de um motor moderno movido a vapor. Mas não estranhe, caro leitor. Apesar de possuir o mesmo princípio de funcionamento das antigas locomotivas, a tecnologia apresentada possui um conceito de propulsor movido a emanação chamado de Rankine.

De acordo com a empresa, o propulsor, ainda em fase de desenvolvimento, esquenta e vaporiza água a uma temperatura de aproximadamente 649º. Este vapor, que fica pressurizado em um sistema fechado, é o responsável por impulsionar seis pistões que ficam posicionados em formato radial (disposição circular muito utilizada nos aviões de 2ª guerra mundial). Após gerar o movimento, o gás é resfriado, condensado, para então ser esquentada novamente e repetir o ciclo.

Uma das vantagens do projeto é que este pode utilizar diversos tipos de combustível no compartimento de combustão do sistema - que gera calor para que a água seja vaporizada e pressurizada. O motor Rankine, além de utilizar menos componentes que um propulsor comum, também dispensa o uso de óleo lubrificante, uma vez que a própria água no estado gasoso cumpre a função de reduzir o atrito das peças móveis.

Embora a companhia não revele as dimensões do sistema, ela afirma que este é compacto, pesando apenas 90 kg e capaz de gerar até 180 cv. Outra característica do conjunto motriz apontada pela CPT, é que este aproveita até 15% mais o calor gerado pelo combustível do que o mais eficientes dos motores a combustão interna. Além de reduzir as emissões de poluentes, o aproveitamento do combustível pode ser averiguado no torque, que é de 117 kgfm a 1 RPM. Embora a força do bloco diminua consideravelmente conforme o giro sobe, este ainda disponibiliza 36,2 kgfm de torque a 3.600 rpm.

O sistema da CPT será utilizado para tentar quebrar o recorde de velocidade máxima na Corrida de Vapor Americana, em que os espectadores, até hoje, não assistiram nenhum automóvel ultrapassar a barreira dos 237 km/h.

Terra
 

Da redação do Plox

0

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Mais informações sobre as opções de formatação



Entre em contato
© 2008-2010 plox.com.br Todos os direitos reservados. Primeiro portal de notícias e entretenimento do Vale do Aço