seg, 17/04/2017 - 17:41

Começa 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe

Para este ano, o público prioritário em Minas Gerais representará aproximadamente 5,5 milhões de pessoas

Publicidade
Nesta segunda-feira (17) começa em todo o país a 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe.  A campanha segue até o dia 26/5 e o dia “D” de mobilização nacional está programado para 13/5, um sábado. O objetivo é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções causadas pelo vírus da Influenza.

Para mobilizar a população, o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), já começou a veicular sua campanha na TV, internet e rádios da capital e do interior do estado. 

Na internet, o site www.saude.mg.gov.br/gripe foi criado especialmente para o cidadão consultar informações sobre a vacinação, a doença e as principais formas de prevenção. A campanha também será feita nas redes sociais da SES-MG

A meta é vacinar 90% do público prioritário, cerca de 5.560.505 pessoas em Minas Gerais. O grupo é composto por indivíduos com 60 anos ou mais de idade, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, povos indígenas aldeados, população privada de liberdade e grupos especiais (portadores de doenças crônicas não transmissíveis).

Publicidade
Publicidade

Também estão incluídos, os professores das escolas públicas e privadas (esse público representará aproximadamente 253 mil pessoas em Minas Gerais). De acordo com a diretora de Vigilância Epidemiológica da SES-MG, Janaína Fonseca Almeida, a vacinação traz grandes benefícios para a população, principalmente para o público que possui um risco maior de desenvolver complicações da doença.

Ipatinga
A Prefeitura de Ipatinga inicia na próxima terça-feira (18), das 8h às 16h, em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, a campanha de vacinação contra a Influenza. A imunização protege contra os três subtipos de vírus da gripe: A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B.

O “Dia D” de mobilização será 13 de maio, um sábado, quando todos os postos estarão abertos. A população está sendo convocada à vacinação, que é a principal intervenção preventiva contra a doença.

 
Gripe em Minas Gerais
De janeiro de 2017 até o momento (17/4) foram registrados 32 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave por Influenza, sendo que 5 foram pelo tipo B, 1 pelo tipo A/H1, 23 pelo tipo A/H3N2 e 3 pelo tipo A não subtipado ou sem informação. Destes, quatro evoluíram para óbito. A faixa etária mais acometida é de pessoas acima de 50 anos, totalizando 57% dos casos confirmados.

Em 2016 foram registrados 1.059 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave por Influenza, sendo que 623 pelo tipo A/H1N1. 291 óbitos foram confirmados por causa da doença.
 

Outras informações estão disponíveis em: www.saude.mg.gov.br/gripe
 

ter, 22/08/2017 - 15:50

Detalhe inesperado aparece em foto do eclipse

A Estação Espacial Internacional passou em frente ao Sol bem no momento do evento
sab, 19/08/2017 - 19:23

Saiba qual é a frequência sexual média para cada idade

Estudos mostraram que a idade desempenha um papel importante em fatores como frequência e qualidade da vida sexual
sab, 19/08/2017 - 14:59

Com esse suco, a gordura da barriga será totalmente eliminada

O limão e o gengibre são poderosos no combate a gordura da barriga. Unindo os dois em um suco você aumenta as chances de emagrecer.
sab, 19/08/2017 - 10:56

Antibióticos enfraquecem capacidade imunológica do organismo, diz estudo

Aí vai mais um motivo para os médicos pensarem duas vezes antes de receitar esse tipo de medicamento; entenda porque isso acontece