seg, 13/03/2017 - 23:33

Pesquisadores criam novo teste para identificar esquizofrenia e depressão

Eles determinam as doenças por meio de um receptor chamado NMDAR, que ajuda a fazer a diferenciação.

Publicidade
Ciientistas descobriram uma nova forma de identificar pessoas com depressão ou esquizofrenia. O método, publicado na revista “Experimental Physiology”, usa como sinalização um receptor chamado NMDAR.

De acordo com o estudo, a taxa de NMDAR é menor em pacientes com esquizofrenia e é aumentada no caso da depressão. Essa também é uma nova maneira de distinguir as duas doenças que, de acordo com os pesquisadores, ainda não há um teste diagnóstico para ajudar na diferenciação.

Hoje, a depressão afeta mais de 300 milhões de pessoas no mundo. A esquizofrenia atinge 51 milhões. Ambas têm fortes impactos na vida de seus portadores.

Publicidade
Publicidade

Para realizar o teste, os cientistas deram uma solução de alta concentração salina para induzir a liberação do hormônio arginina-vasopressina (AVP). Estudos anteriores mostraram que a liberação de AVP devido à solução salina depende do receptor NMDAR. Assim, eles conseguiram diferenciar as duas doenças de acordo com a intensidade da resposta.

Os deprimidos tiveram uma liberação extra do hormônio, enquanto os esquizofrênicos mostraram uma baixa. Clinicamente, é difícil diferenciar essas duas doenças em suas fases iniciais, porque os sintomas não são tão específicos e podem ser relativamente leves.

“Este é meu primeiro objetivo, criar um marcador fisiológico dos dois principais transtornos psiquiátricos que pode permitir um diagnóstico mais precoce e preciso, garantindo uma seleção de medicamentos mais adequada aos pacientes”, disse Handan Gunduz-Bruce, coautor do artigo.

Fonte:http://g1.globo.com/bemestar/noticia/pesquisadores-criam-novo-teste-para...

qui, 22/06/2017 - 15:23

Gula tem explicação genética

Uma pesquisa britânica mostrou que os alimentos muito calóricos não fazem todos salivar da mesma forma: há pessoas "programadas" para gostar mais de um determinado alimento do que outras.
qui, 22/06/2017 - 11:57

Chás e iogurtes com bactérias do bem ‘turbinam’ a imunidade

Kefir e kombuchá são as fontes mais comuns para se encontrarem colônias de micro-organismos
qua, 21/06/2017 - 15:42

Confundida com bronquite, asma atinge 40 milhões de brasileiros e pode matar

Doença mata 3 pessoas por dia no Brasil; tratamento deve ser contínuo, diz especialista
qua, 21/06/2017 - 11:54

Nova resolução em análise pela Anvisa deve liberar aplicação de vacinas em farmácias

Proposta já passou por uma consulta pública e está em etapa final do processo de regulamentação. Hoje, só clínicas de vacinação podem oferecer o serviço fora do SUS.