seg, 20/03/2017 - 18:00

Ipatinga recebe mostra “Senna na Cabeça e no Coração” no aniversário de Ayrton Senna

Cidade é a primeira no interior a receber a mostra e ainda terá o maior número de peças em exposição. Visitação vai até 20 de maio

Publicidade
Nesta terça-feira (21), dia em que um dos principais ídolos do esporte brasileiro completaria 57 anos, o Instituto Cultural Usiminas abre para o público a exposição "Senna na Cabeça e no Coração". A mostra, em cartaz na Galeria Hideo Kobayashi, no Centro Cultural Usiminas, apresenta os capacetes originais de Ayrton Senna, que foram utilizados em sua carreira vitoriosa no automobilismo mundial, e também outros 54 modelos customizados por personalidades, incluindo dez capacetes inéditos.

Essa é a primeira vez que a exposição chega ao interior do Brasil e terá em Ipatinga a sua maior montagem desde a estreia, em 2014. Além das obras, o público poderá conferir de perto uma estátua do ídolo das pistas em tamanho real, feita em silicone. A peça foi fabricada no Peru pelo artista Walt Wizard e ofertada pela Escuderia Telmex, ao Instituto Ayrton Senna. A exposição tem o patrocínio da Usiminas e Massas Vilma, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com curadoria do designer Rodrigo Câmara e parceria social do Instituto Ayrton Senna.

Publicidade
Publicidade

Entre os capacetes inéditos, três foram confeccionados por personalidades de referência na região. A artista plástica, pintora e ilustradora, Rosane Dias, montou uma das peças.

Rosane Dias, artista plástica

Outra é assinada pelo jovem de Ipatinga, Igor Fraga, piloto da Fórmula 3 Brasil e figura importante para o futuro do automobilismo brasileiro.

Igor é piloto da Fórmula 3 e tem Senna como ídolo

Um terceiro capacete foi elaborado por um grupo de seis colaboradores representando cada uma das empresas do grupo Usiminas. Os escolhidos para a missão foram Josias Alves dos Reis, líder de Produção da Usina de Ipatinga; Adnilson Tibúrcio, operador Industrial da Usiminas Mecânica; Luiz Antônio da Silva Loureiro Cancela, técnico de Manutenção da Usina de Cubatão; Orlando Ferreira de Menezes, técnico de Laboratório da Mineração Usiminas; William Jones, mecânico de Manutenção da Soluções Usiminas Santa Luzia e Leonardo Galvani Horta, fotógrafo, designer e analista de Comunicação da Sede.

Capacete customizado pelos funcionários da Usiminas

Os novos capacetes ficarão expostos na Galeria Hideo Kobayashi, com as demais. Após a exposição, as obras passam a integrar o acervo do Instituto Ayrton Senna e serão exibidas nas futuras exposições.

Para a diretora do Instituto Cultural Usiminas, Penélope Portugal, a exposição é um grande presente para o Vale do Aço. "Estamos satisfeitos por trazer a Ipatinga a exposição deste ídolo e em uma data tão marcante e de forma inédita no interior. A customização de capacetes feita por personalidades da região e colaboradores Usiminas torna essa mostra ainda mais especial. Esperamos que toda a comunidade do Vale do Aço e entorno venha conferir essa emocionante exposição”, salienta a diretora.

Penélope Portugal

O projeto
O projeto "Senna na Cabeça e no Coração" teve início em 2014 e já passou por Belo Horizonte, São Paulo, Porto Alegre, Curitiba entre outras cidades. Os capacetes originais de Ayrton Senna presentes na mostra são os seguintes: temporadas 1984, 1985, 1992 e 1994 da Fórmula 1; ano de 1987 em homenagem à FAB; e ano de 1993, utilizado no Elf Master Karting Indoor, em Bercy (França). 

Quem passar pela Galeria poderá conferir, em primeira mão, as customizações feitas pelas artesãs da Comunidade de Chapeleiras de Antônio Dias e pelos artistas plásticos: Tom Veiga, Rodrigo Carvalho e Cláudia Fleury. Peças confeccionadas por celebridades como Bruno Gagliasso, Daniel Alves, Fernanda Takai, Ronaldo Fraga também integram a exposição.

Capacete customizado pelas artesãs da Comunidade de Chapeleiras de Antônio Dias

Para Bianca Senna, diretora de Branding do Instituto Ayrton Senna, são raros os momentos em que as pessoas têm a oportunidade de se conectar a um ícone como Ayrton Senna. “Por isso, tenho certeza de que será um grande sucesso a exposição em Ipatinga, que terá o maior acervo de capacetes desde que a exposição começou a circular pelas capitais", afirma. A exposição "Senna na Cabeça e no Coração" fica em cartaz até o dia 20 de maio. O horário de visitação é de terça a sábado, das 10h às 21h. A entrada é gratuita.

Bianca Senna
 
Sobre o Instituto Ayrton Senna
Há mais de 20 anos, o Instituto Ayrton Senna contribui para ampliar as oportunidades de crianças e jovens por meio da educação. Sua missão é desenvolver o ser humano por inteiro, preparando para a vida no século 21 em todas as suas dimensões. Impulsionada pela vontade do tricampeão de Fórmula 1 Ayrton Senna de construir um Brasil melhor, a entidade atua em parceria com gestores públicos, educadores, pesquisadores e outras organizações para construir políticas e práticas educacionais baseadas em evidências.

As ações do Instituto Ayrton Senna são financiadas por doações, recursos de licenciamento e por parcerias com a iniciativa privada. Considerando iniciativas voltadas para o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, a entidade atua em 17 Estados e mais de 660 municípios, apoia a formação de mais de 70 mil profissionais por ano e beneficia a educação de mais de 1,9 milhão de alunos por ano. Mais informações: www.institutoayrtonsenna.org.br.

Vídeo postado no YouTube

Serviço
Exposição "Senna na Cabeça e no Coração"
De 21/03 a 20/05 
Local: Centro Cultural Usiminas
Endereço: Av. Pedro Linhares Gomes, 3900-A - Horto - Ipatinga (MG), 35160-290
Informações: (31) 3822-3031
Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 10h às 21h

ter, 20/06/2017 - 16:57

Containers que vão abrigar sala de cinema em Periquito estão em fase de acabamento

Os módulos em aço estão sendo adaptados pela Superloc, seguindo a planta traçada pelas arquitetas Juliana da Mata e Thays Lino
ter, 13/06/2017 - 15:01

Exposição “Resistência” traduz experiências vividas em Unidades de Terapia Intensiva

Durante quatro meses o fotógrafo Gustavo Jácome ficou praticamente imerso no universo das Unidades de Terapia Intensiva com um olhar otimista para levar ao público todo o esforço dos pacientes.
dom, 11/06/2017 - 13:49

Despacito e a explosão de nome reggaeton

Gênero, que mistura reggae, rap e ritmos latinos, tem ocupado as paradas musicais do pop brasileiro e internacional
sex, 09/06/2017 - 14:22

Grupo Argumento apresenta espetáculo “Bribrincando- Uma Aventura” em Timóteo

A apresentação é neste domingo (11) às 16h30 no teatro da Fundação Aperam Acesita