seg, 20/03/2017 - 15:24

China proibe desembaque de carne brasileira; Europa pede suspensão da exportação

País asiático adota medida esperando informações do governo brasileiro; Bloco europeu pede 'vigilância extra' aos países-membros e suspensão das empresas envolvidas

Rio - Dois importantes parceiros comerciais anunciaram restrições à importação de carne brasileira, após a repercussão da Operação Carne Fraca, desencadeada pela Polícia Federal na última sexta-feira. A China afirmou que irá suspender o desembarque da carne do Brasil e a União Europeia pediu que empresas citadas sejam retiradas da lista de exportadores.

Uma nota do ministro da Agricultura, Blairo Maggi, confirmou que o país asiático pediu ao governo brasileiro explicações sobre a operação. "Até receber as informações, a China não desembarcará as carnes importadas do Brasil", destacou o ministro, na nota. De acordo com o comunicado, nesta segunda à noite, o ministro terá uma videoconferência com autoridades chinesas para prestar esclarecimentos.

A China foi a única a fazer comunicado oficial sobre o caso ao ministério. De acordo com informações do próprio ministério, a Coreia do Sul bloqueou apenas os embarques da BRF, que afirma não ter sido notificada de nenhum bloqueio.

Europeus pedem 'vigilância extra' e supensão das empresas

O porta-voz da Europa para assuntos de Saúde, Enrico Brivio, afirmou, também nesta segunda, numa coletiva de imprensa em Bruxelas, que o bloco exigirá que todas as empresas envolvidas no escândalo tenham seus produtos impedidos de entrar no mercado europeu.

Além disso, o bloco econômico também pede que os países-membros adotem "uma vigilância extra" ao tratar de qualquer produto brasileiro no setor de carnes. "Estamos em um processo para garantir que todos aqueles envolvidos na fraude não possam exportar para a Europa", disse, lembrando que Bruxelas manteve "intensos contatos diplomáticos com o Brasil" nos últimos dias para obter explicações.

Fonte:http://odia.ig.com.br/brasil/2017-03-20/china-proibe-desembaque-de-carne...



seg, 26/06/2017 - 16:49

Abono salarial do PIS/Pasep pode ser retirado até sexta (30)

Caso trabalhadores não realizem o saque do benefício, quantia será destinada ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT)
seg, 26/06/2017 - 15:24

Aumenta o número de cheques devolvidos por falta de fundos

Foram devolvidos 958.819 cheques por insuficiência de saldo, de um total de 44.575.586 compensados
seg, 26/06/2017 - 13:03

Temer sanciona lei que permite descontos para compras em dinheiro

Além de permitir que os comerciantes cobrem preços diferenciados para um mesmo produto em função da forma de pagamento, a medida possibilita a variação do valor em função do prazo de pagamento
seg, 26/06/2017 - 11:53

Governo divulga escala de pagamento dos servidores para o mês de julho

Normalmente era divulgado a previsão de pagamento por trimestre, mas desta vez divulgaram somente um mês por conta da possível aprovação de um conjunto de leis que permitirão a reestruturação da escala de pagamento