qua, 19/04/2017 - 15:14

Professores vão receber vacina gratuita contra a gripe

Profissionais foram incluídos na lista prioritária por terem contato diário com muitos alunos

Professores de escolas públicas e particulares já podem comparecer aos postos de saúde para a vacinação gratuita contra o vírus da influenza (gripe). Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Brasil possui 2,2 milhões de professores, dos quais 75% estão na rede pública.

O secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, Rossieli Soares, explica a inclusão dos professores na lista prioritária de vacinação, assim como os idosos e as crianças: “Eles são pessoas que circulam em todos os meios; têm contato diário com todos os alunos. À medida que um professor adoece, todos os demais alunos passam a ser prejudicados com a falta daquele professor. Então, pensar no acesso ao professor é pensar na educação, na garantia e no bem-estar desse profissional, que é fundamental para a existência da educação e para o que acontece na escola.”

Para atender a essa demanda, o Ministério da Saúde incluiu os profissionais de magistério entre os que recebem a vacina de graça, juntamente com gestantes, idosos e crianças até cinco anos de idade, por exemplo. “Todos os anos, avaliamos a necessidade de incluir novos grupos de acordo com os riscos de adquirir a doença. Os professores estão sempre em locais fechados, o que aumenta o absenteísmo”, informou Carla Domingues, coordenadora nacional de imunizações.

Segundo Carla, também foi recomendando às prefeituras que avaliem a possibilidade de vacinações volantes, para que sejam realizadas também nas escolas – além dos postos do Sistema Único de Saúde (SUS). A inclusão dos professores também só foi possível graças a uma aquisição maior de vacinas este ano – 60 milhões de doses. Em 2016 foram 54 milhões.

Vídeo postado no YouTube

A campanha nacional de vacinação que começou esta semana e prossegue até 26 de maio, tem como meta imunizar 49 milhões de pessoas.

Fonte:http://www.brasil.gov.br/saude/2017/04/professores-vao-receber-vacina-gr...

qua, 26/04/2017 - 15:03

Universidades públicas podem cobrar por cursos de especialização, decide STF

A autorização foi concedida em um recurso da Universidade Federal de Goiás contra decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), que havia proibido a instituição de cobrar mensalidade por um curso de especialização em direito constitucional.
qua, 26/04/2017 - 14:42

MEC descredencia 32 instituições de educação superior

Em Minas foram descredenciadas Faculdade de Ensino Unificado de Belo Horizonte (FEUBH), Instituto Superior de Educação do Alto São Francisco e Faculdade Veredas
ter, 25/04/2017 - 09:55

Projeto que incentiva leitura entre crianças completa 10 anos

Em uma década do programa, mais de 50 mil alunos de escolas públicas de BH e do interior foram beneficiados
seg, 24/04/2017 - 18:24

Pessoas com deficiência serão incluídas em cotas de universidades federais

Medida prevê reserva de parte das vagas destinadas às cotas de escolas públicas para estudantes com deficiência; instituições terão 90 dias para se adaptar