qui, 10/08/2017 - 23:07

Secretaria de Educação lança projeto “EM Cena”

Arte lúdica é utilizada para fortalecer e dar versatilidade ao processo de ensino nas escolas de Ipatinga

A Secretaria Municipal de Educação (SME), através da Seção de Projetos e Programas Especiais, informa que lançará na próxima semana, na rede municipal de ensino, o projeto ‘EM Cena’. Segundo a administração, a proposta é que as artes cênicas – teatro, dança e circo – sejam aliadas no processo de aprendizagem, contribuindo para a formação de cidadãos pensantes e críticos.

De acordo com a Secretaria, a princípio, o ‘EM Cena’ será implantado na Escola Municipal Nelcina Rosa de Jesus, no bairro Veneza. Serão quatro turmas, sendo duas para os estudantes do Ensino Fundamental I e as outras para o Fundamental II, totalizando 80 alunos. O projeto será ministrado pelos coordenadores artísticos da área de artes cênicas. William Lacerda é o responsável pela modalidade de dança e Claudiane Dias difundirá as técnicas de teatro e circo.

Conforme a administração, o projeto tem como objetivo capacitar os alunos acerca de noções básicas para ocupação plena dos espaços cênicos - palco, rua, etc. Segundo a coordenadora Claudiane Dias, a intenção é realizar um trabalho centrado na preparação corporal, vocal e, também, na formação intelectual dos alunos.

“Nosso eixo é aplicar a linguagem cênica através de jogos lúdicos, teatrais e dramáticos. Pretendemos introduzir o aluno no universo lúdico e ao mesmo tempo visceral das artes cênicas. Trabalharemos histórias, cantigas e brincadeiras para utilização em cena. Também iremos estimular o improviso e a capacidade que os alunos têm de responder a estímulos externos”, conta.

Inscrições
As primeiras inscrições serão feitas na própria Escola Nelcina Rosa de Jesus, a partir desta sexta-feira (11). Os alunos e pais ou responsáveis interessados em participar devem procurar a direção do educandário. Segundo a PMI, as aulas acontecerão no 3°andar do prédio da Biblioteca Pública Zumbi dos Palmares, no Centro, a partir do dia 22 agosto. Serão sempre às terças e quintas-feiras, prosseguindo até o mês de dezembro.

Ainda conforme a coordenadora, a proposta é trabalhar com os alunos no contraturno da escola formal. Assim, os alunos do matutino terão aulas no período da tarde. Do 1°ao 5° ano as aulas serão de 14h às 15h. E do 6° ao 9° ano, de 15h às 16h. Para os alunos do vespertino as turmas de 1°ao 5° ano terão aulas de 8h as 9h, e as turmas do 6° ao 9° ano, de 9h às 10h. De acordo com Claudiane, no encerramento do curso será apresentado ao público um espetáculo com todos os alunos.
 

sex, 18/08/2017 - 12:25

Termina hoje prazo para travestis e transexuais pedirem nome social no Revalida

Deverão ser apresentados fotografia atual, cópia digitalizada da frente e do verso de um dos documentos de identificação oficial com foto, cópia assinada e digitalizada do formulário de solicitação de atendimento pelo nome social.
seg, 14/08/2017 - 16:43

Transexuais já podem solicitar nome social no Revalida

Prazo para fazer a solicitação e entregar documentos no site do Inep começa nesta segunda-feira (14) e vai até a próxima sexta-feira (18)
seg, 14/08/2017 - 16:37

Estudantes podem renovar contratos do Fies a partir desta segunda-feira (14)

Prazo para aditamento vai até 31 de outubro e deve ser feito pelo sistema SisFies; os contratos devem ser renovados a cada semestre
qui, 10/08/2017 - 23:07

Secretaria de Educação lança projeto “EM Cena”

Arte lúdica é utilizada para fortalecer e dar versatilidade ao processo de ensino nas escolas de Ipatinga