qua, 19/04/2017 - 10:45

Cenibra premia fornecedor destaque

No Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga

Ontem, 18/4, no Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga, foi realizada mais uma edição do prêmio anual Fornecedor Destaque. Trata-se de uma iniciativa da CENIBRA para reconhecer os destaques referentes à prestação de serviços em 2016.
No total, foram 14 empresas agraciadas. Foram premiadas as empresas destaque tanto do processo florestal quanto industrial. Dentre os requisitos verificados estiveram: segurança, saúde ocupacional, qualidade, meio ambiente, recursos humanos, aspectos operacionais e recursos materiais. Ao promover anualmente esta premiação, a CENIBRA mostra que o fornecedor não é um “vendedor” de materiais e serviços, mas sim um parceiro estratégico.

 

As premiadas foram:

Terex Latin América Equipamentos Ltda
Arcon Engenharia De Climatização Ltda
MEI Manutenção Elétrica e Automaç ão Ltda
Barofo Topografia e Serviços Complementares Ltda - EPP
GMR Transportes Ltda
EMBRATERR - Empresa Brasileira de Terraplenagem Ltda
PROVEST - Proteção e Vestuário Industria e Comercio Ltda
Morlan S.A.
Fertilizantes Heringer S.A
Engeval Araras - Engenharia de Válvulas e Equipamentos Ltda
Baliza Tratamento de Madeira Ltda
Transportes Borelli Ltda
JSL S.A.
Gerson Gabriel Serafim - ME

A CENIBRA tem uma ampla e diversificada base de fornecedores, que inclui desde pequenos produtores rurais até empresas de grande porte, nacionais e multinacionais. Essa base é dividida entre fornecedores de materiais e equipamentos, insumos e produtos químicos, gás e energia, prestadores de serviços e logística. As negociações e contratações respeitam os critérios de avaliação, seleção e qualificação estabelecidos, principalmente, com relação aos fornecedores estratégicos na cadeia de suprimentos. Em 2016, foram gastos R$ 624 milhões (50% do total) com fornecedores locais (Minas Gerais). É uma prática constante da CENIBRA a valorizaç ão de empresas que estejam dentro da sua área de atuação, pois entende que esta é uma forma eficaz de promover o desenvolvimento das comunidades ali inseridas.
A CENIBRA trabalha para construir relacionamentos de qualidade, pautados pela ética e pela parceria de longo prazo com seus fornecedores. Nesse sentido, incentiva as empresas com as quais trabalha a praticar a sustentabilidade e a disseminar informações e conhecimentos sobre o tema entre todos aqueles que integram sua cadeia de valor. Importante destacar ainda que todos os procedimentos de compras e contratações fazem parte do sistema de qualidade da Empresa, e todas as práticas são detalhadamente apresentadas nesses procedimentos. Qualquer empresa que apresente requisitos de qualidade de produtos ou serviços, atenda aos critérios de cadastramento e cultue valores semelhantes aos da CENIBRA é um potencial fornecedor. Dentre os principais aspectos de seleção, mencionamos:
Ambientais: todos os fornecedores cujas operações envolvam riscos ambientais somente serão selecionados após apresentaç ão de todas as licenças aplicáveis, especialmente aquelas com foco na preservação do meio ambiente e dos recursos naturais;

Práticas Trabalhistas: todos os contratos firmados incluem cláusulas contendo a garantia dos direitos advindos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e práticas de saúde e segurança do trabalho conforme normas internas da CENIBRA;

Direitos Humanos: todos os contratos firmados incluem cláusulas relacionadas a direitos humanos, como a não discriminação, seja por origem, raça, sexo, cor, idade, credo, e quaisquer outras formas, incluindo os portadores de necessidades especiais, desde que não haja impedimento de execução das tarefas e não coloque em risco sua integridade física;

Sociais: prevenção de todos os possíveis impactos à sociedade, conforme lista de aspectos de seleção, como os ambientais, de práticas trabalhistas e de direitos humanos.

Periodicamente são realizadas inspeções pelos especialistas em recursos humanos e técnicos de enfermagem e de segurança, com o objetivo de verificar as condições de trabalho a que estão submetidos os empregados, as condições dos alojamentos, das instalações sanit árias, da alimentação, dos equipamentos de proteção e das jornadas de trabalho. Em parceria com a equipe de recursos humanos, existem também os auditores internos, que monitoram o atendimento à legislação, às normas e aos procedimentos. Além disso, a CENIBRA é certificada na ISO 9001, ISO 14001 e FSC/Cerflor e os padrões das certificações tratam especificamente das questões trabalhistas e de segurança e saúde ocupacional. Tais princípios e critérios são referência para as auditorias anuais de manutenção dos certificados, e aspectos relacionados à questão são objeto de verificação quanto ao seu atendimento pela Empresa.

Com o objetivo de desenvolver e qualificar seus fornecedores, a CENIBRA estabelece uma série de medidas que regularizam o processo, de forma a minimizar custos, aumentar a confiança dos usuários, melhorar a qualidade e a segurança e reduzir os riscos de atendimento inadequado. Dentre essas medidas, destaca-se a qualificação de fornecedores. A qualificação tem por objetivo evidenciar a conformidade do fornecedor com os requisitos de qualidade exigidos pela CENIBRA, abrangendo os aspectos legais, de regularidade fiscal, tributária e trabalhista, além de sua capacidade econômico-financeira e técnica. O processo de qualificação visa habilitar a empresa fornecedora para participar de concorrências para contratos de prestação de servi ços e fornecimento de materiais, e assegurar a sua permanência no cadastro vigente. A qualificação é realizada tanto para novos fornecedores quanto para aqueles já cadastrados. É importante ressaltar que a CENIBRA garante aos seus fornecedores o direito de livre associação e negociação coletiva, sempre com a postura de respeito e ética e de acordo com o estabelecido pelo Código de Conduta.

 



qua, 19/04/2017 - 10:45

Cenibra premia fornecedor destaque

No Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga
sab, 15/04/2017 - 10:49

Àguas subterrâneas da bacia do Rio Doce também estão contaminadas, diz estudo

As águas foram contaminadas pelo rompimento da Barragem de Fundão, pertencente à mineradora Samarco em 2015
ter, 11/04/2017 - 17:44

ARPAVA firma convênio de apoio ao Cebus

A solenidade ocorreu nessa segunda-feira na Usipa
sex, 24/03/2017 - 10:07

Cenibra realiza 15ª Caravana das Águas

Entidades se unem em prol do meio ambiente