qui, 15/06/2017 - 16:09

Fundação Aperam, Senar e PMT realizam curso de recuperação de áreas degradadas

O evento foi realizado entre os dias 12 e 14 de junho no condomínio Arataquinha

Doze pessoas participaram do curso de Recuperação de Áreas Degradadas realizado pela Fundação Aperam em parceria com o Senar Minas e a Prefeitura de Timóteo-MG. O evento foi realizado entre os dias 12 e 14  de junho no condomínio Arataquinha.

A recuperação de áreas degradadas tem por objetivo devolver ao ambiente degradado as condições favoráveis à reestruturação da vida num ambiente que não tem condições de se regenerar por si só. No curso, os participantes receberam informações sobre normas ambientais estaduais vigentes, diagnosticaram uma área degradada e devolveram espécies que existiam anteriormente, restituindo as caraterísticas originais na área fazendo a sucessão ecológica.

O instrutor do curso, Rodolfo Sinnis Mota, explicou que, geralmente, estas são áreas que perderam boa parte ou toda sua capacidade produtiva e que tiveram redução da quantidade e qualidade da capacidade do solo para produção vegetal. “São áreas cujas ações do homem modificaram o ecossistema de tal maneira que os mecanismos naturais são perdidos e, por isso, há necessidade de nova intervenção humana para reversão da situação presente”, afirmou o instrutor.

O vereador Fábio Campos (Binha) destacou que o curso do Senar Minas apontou maneiras de promover a recuperação de áreas degradadas utilizando cuidados básicos, porém fundamentais. “Essa bandeira ambiental é algo muito positivo, acredito que juntos podemos fazer um trabalho fundamental, desenvolvendo ações que visam justamente conter essa degradação, como por exemplo, a conscientização contra a utilização de queimadas como forma de renovar as pastagens”, afirma.



sab, 05/08/2017 - 09:32

Funcionários assumem postos e parques do Estado retomam visitação

Parques passaram por readequações e agora todos os funcionários são servidores da MGS
qua, 02/08/2017 - 10:50

Previsão: temperatura máxima hoje não passa dos 23ºC

A circulação dos ventos vinda do mar mantém o céu parcialmente nublado no Vale do Jequitinhonha, Vale do Mucuri, Vale do Rio Doce, Zona da Mata e parte da região Central do estado de Minas Gerais.
qua, 19/07/2017 - 09:38

BH pode ter sensação térmica de zero grau até o fim da semana

No Sul de Minas, temperatura mínima pode bater recorde de -0,8 graus, registrado em 4 de julho deste ano
seg, 17/07/2017 - 10:06

Onda de frio pelo país deve derrubar temperaturas nesta semana

Forte massa de ar polar vinda da Argentina derruba temperaturas nesta semana pelo país.