Tesla convoca Recall de 2,2 milhões de veículos nos EUA por falha em luzes de alerta

Ação inclui correção em fontes de luzes indicativas de sistemas de freio e auxílio à manobra, abrangendo quase toda a frota vendida.

Por Plox

02/02/2024 16h39 - Atualizado há 3 meses

A Tesla, liderada por Elon Musk, anunciou um recall abrangendo aproximadamente 2,2 milhões de carros nos Estados Unidos, afetando quase todos os veículos já comercializados pela empresa no país. O recall envolve modelos variados, incluindo o Cybertruck 2024, Model 3 de 2017 a 2023, Model S de 2012 a 2023, Model X de 2016 a 2024 e Model Y de 2019 a 2024, conforme informação divulgada pela National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), a agência americana de segurança no trânsito, na última quinta-feira (1º).

 

Foto: Tesla/Divulgação

Este chamado visa corrigir o tamanho das fontes usadas nas luzes de alerta dos sistemas de freio e de auxílio à manobra, que estão atualmente em desacordo com os padrões estabelecidos pela NHTSA. "Esse erro pode dificultar a leitura de informação crucial de segurança", apontou o comunicado oficial, ressaltando a importância da clareza nas informações de segurança para os condutores.

A fabricante de veículos elétricos comprometeu-se a realizar as correções necessárias sem quaisquer custos para os proprietários dos carros afetados. Estes deverão ser notificados pela Tesla até o dia 30 de março para agendarem o serviço de adequação.

Além disso, a NHTSA exigiu que a Tesla apresentasse um rascunho inicial do plano de comunicação sobre o recall dentro de um prazo de cinco dias, contados a partir do anúncio inicial. Este recall marca o segundo evento de grande escala convocado pela empresa em menos de dois meses, seguindo uma atualização de emergência no sistema de piloto automático em 13 de dezembro, para prevenir o uso indevido dessa tecnologia.

Destaques