Jovem prodigioso: paraibano de 14 anos conquista a internet com aulas de matemática

Gustavo Viana, conhecido como Guga, viraliza no TikTok com vídeos educativos, mostrando talento e didática incomuns para sua idade

Por Plox

02/03/2024 10h33 - Atualizado há cerca de 2 meses

Gustavo Viana, um adolescente de 14 anos da Paraíba, tem feito sucesso nas redes sociais por sua habilidade excepcional em resolver questões de matemática. Com uma abordagem divertida e educativa, Guga, como é carinhosamente chamado, acumula milhões de visualizações em seus vídeos no TikTok, onde compartilha soluções para problemas matemáticos complexos, incluindo questões de vestibulares prestigiados como o do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

(crédito: Reprodução/ Instagram/ dicas.do.guga)

Trajetória e Engajamento nas Redes

Guga iniciou sua jornada nas redes sociais em 2021, focando inicialmente em dicas de estudo e mapas mentais. No entanto, foi no segundo semestre de 2023 que ele começou a dedicar-se a vídeo aulas no YouTube e Instagram, expandindo rapidamente sua presença para o TikTok. Seu método inclui aprimorar a didática e incorporar gírias e humor às explicações, tornando o aprendizado de matemática mais acessível e atraente para um público amplo.

Conquistas e Reações

Além de ser um influenciador digital na área educacional, Gustavo é um estudante destacado, tendo sido medalhista na Olimpíada Brasileira de Astronomia em 2023. Seu talento e esforço são evidentes não só pelas reações positivas de seus seguidores, que elogiam sua capacidade de explicação e o caráter viciante de seus vídeos, mas também pelo reconhecimento acadêmico que já alcançou em tão tenra idade.

Processo Criativo e Planos Futuros

Guga revelou que produz os vídeos de forma independente, utilizando apenas seu celular. A escolha dos conteúdos é cuidadosa, baseada tanto em pedidos de ajuda quanto em sua análise pessoal das questões mais relevantes e desafiadoras. Apesar de surpreso com o impacto de seu trabalho, ele expressa grande satisfação em poder auxiliar tantas pessoas. Quanto ao futuro, Gustavo não descarta a possibilidade de seguir a carreira docente, sonhando em lecionar em instituições de prestígio, como Harvard.

Destaques