Criciúma, SC, inova com a maior frota elétrica municipal do Brasil

Avanço verde: Criciúma adota frota elétrica e inaugura era de sustentabilidade

Por Plox

02/04/2024 09h12 - Atualizado há 27 dias

Na última quinta-feira, 28 de março, a prefeitura de Criciúma, em Santa Catarina, avançou significativamente em direção a uma gestão mais sustentável e eficiente em termos energéticos. A cerimônia oficial marcou a entrega de 100 veículos modelo E-JS1 pela JAC Motors, estabelecendo Criciúma como detentora da maior frota pública 100% elétrica do Brasil. Este passo está alinhado com a estratégia “Criciúma Energia que Conecta”, parte do projeto Criciúma Sustentável, que também contempla a adoção de iluminação pública LED e a implementação da Fazenda Solar Nikola Tesla.

Foto: Jac Motors/Divulgação

Transformação para a sustentabilidade

O prefeito Clésio Salvaro destacou o espírito empreendedor da população de Criciúma e a importância dessas iniciativas para promover o crescimento sustentável. Salvaro vê a introdução dos veículos elétricos e a criação da fazenda solar como fundamentais para o futuro energético e econômico da cidade.

Mobilidade elétrica e economia verde

Com a substituição de 110 veículos a combustão por modelos elétricos da JAC, a prefeitura pretende não apenas modernizar sua frota, mas também economizar. Serão instalados 75 carregadores em edifícios públicos, visando uma transição completa para veículos mais ecológicos. Tiago Pavan, secretário municipal de Governança, ressaltou o caráter inovador da iniciativa, que coloca Criciúma no caminho para se tornar uma cidade inteligente, com foco em sustentabilidade, diversificação econômica e bem-estar da população.

Compromisso com o futuro

Nicolas Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil, sublinhou a importância de estudos técnicos e pesquisas de mercado para assegurar uma transição eficaz para a mobilidade elétrica em Criciúma. Habib reforçou a relevância de políticas de ESG (Environmental, Social, and Governance) para a sustentabilidade, destacando o impacto positivo da adoção dos veículos elétricos, que resultará em uma economia significativa em combustível e na redução das emissões de CO2, contribuindo assim para a saúde e qualidade de vida dos habitantes da cidade.

Destaques