Vendas de veículos seminovos atingem marco histórico

Avanços no setor automotivo

Por Plox

05/04/2024 14h46 - Atualizado há 24 dias

Em março, o mercado de veículos seminovos no Brasil alcançou um novo patamar, com a venda de mais de 1,18 milhão de unidades, segundo dados divulgados pela Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto). Este número não apenas supera os resultados de fevereiro em 3,4%, mas também eleva o total de vendas no ano para um crescimento de 4,9% em comparação com o mesmo período de 2023, que já havia registrado um expressivo número de 3,52 milhões de veículos comercializados.

Foto: Freepik/Divulgação

Mercado em alta em Minas Gerais

No estado de Minas Gerais, as vendas também mostraram um aumento significativo, com 144.241 veículos vendidos apenas em março, um avanço de 2,8% em relação ao mês anterior. Esse crescimento se estende por todo o primeiro trimestre de 2024, com um leve aumento de 0,3% em comparação ao mesmo período do ano passado. A capital, Belo Horizonte, contribuiu significativamente para esses números, com 37.845 carros vendidos em março e um total de 124.983 veículos no trimestre, indicando um aumento de 7,3% em relação a 2023.

Preferências locais e expectativas para o futuro

Entre os modelos mais procurados pelos mineiros, destacam-se o Gol, da Volkswagen, com 8.646 unidades vendidas, seguido pelo Fiat Uno e o Fiat Palio. O presidente da Associação dos Revendedores de Veículos do Estado de Minas Gerais (Assovemg), Glenio Junior, manifestou otimismo quanto ao futuro do mercado de seminovos, projetando vendas entre 14,5 e 15 milhões de veículos para o ano inteiro.

Indicadores econômicos favoráveis

O cenário econômico atual traz boas notícias para o setor, com a taxa Selic em queda, chegando a 10,75% em março, e projeções ainda mais otimistas para o futuro. A inflação está controlada, e o dólar mantém-se estável, contribuindo para um ambiente econômico propício ao crescimento do mercado automotivo. Além disso, o Banco Central reportou a menor taxa de juros no cartão de crédito rotativo desde dezembro de 2022, embora a taxa do cheque especial tenha apresentado um leve aumento.

Renda da população em ascensão e destaque para elétricos

Com a renda dos brasileiros em alta, como mostra o último levantamento da Pnad Contínua, o poder de compra se fortalece, favorecendo o setor automotivo. Um dos destaques fica por conta do aumento expressivo nas vendas de veículos elétricos e híbridos, com o BYD Dolphin Mini liderando as estatísticas de emplacamentos, demonstrando a crescente preferência nacional por opções mais sustentáveis.

 

Destaques