Eduardo Saverin: Do início no Facebook à liderança no mercado global de bilionários

Trajetória de sucesso e polêmicas

Por Plox

06/04/2024 10h35 - Atualizado há 23 dias

Eduardo Saverin, paulistano e cofundador do gigante da tecnologia Facebook, não apenas gravou seu nome na história do empreendedorismo digital como também solidificou sua posição como a figura brasileira mais proeminente no recente levantamento de bilionários realizado pela Forbes. Com uma fortuna avaliada em impressionantes US$ 28 bilhões, aproximadamente R$ 141,4 bilhões, Saverin ocupa o 60º lugar no ranking mundial de riqueza. Essa marca coloca o empresário à frente de 69 compatriotas listados, evidenciando uma ascensão meteórica de sua riqueza, que quase triplicou no último ano graças à valorização de mais de 300% das ações da Meta, conglomerado que controla plataformas como Facebook, Instagram e WhatsApp.

Foto: B Capital/Divulgação

Raízes e primeiros passos
Nascido em 1982, Saverin é neto de Eugênio Saverin, um judeu romeno que buscou refúgio no Brasil, onde fundou a conhecida marca Tip Top. Com raízes familiares na indústria e na psicologia, Eduardo se mudou para os Estados Unidos em 1993, onde mais tarde se juntaria a Mark Zuckerberg e outros na criação do Facebook enquanto ainda era estudante em Harvard. Seu investimento inicial na plataforma, crucial para a compra dos primeiros servidores, e a subsequente disputa legal com Zuckerberg, marcaram o início tumultuado da sua jornada no mundo das tecnologias emergentes.

Polêmicas e vida pessoal
A renúncia de Saverin à cidadania americana em 2011, justamente quando o Facebook se tornava público, desencadeou uma onda de críticas e acusações de sonegação fiscal, embora essa manobra tenha poupado milhões em impostos. Após casar-se em 2015 com Elaine Andriejanssen e fundar a B Capital, Saverin dedicou-se a investimentos de capital de risco, destacando-se no cenário do Sudeste Asiático e da Índia. Além disso, o bilionário expandiu seus horizontes para o setor imobiliário, adquirindo propriedades de luxo na França, demonstrando um apetite tanto por riscos empresariais quanto por um estilo de vida recluso e sofisticado.

Investimentos visionários e impacto global
Através da B Capital, Saverin tem exercido influência significativa no ecossistema global de startups, com investimentos notáveis em empresas que vão desde a computação em nuvem até o desenvolvimento de softwares de IA. Seu envolvimento com a Antler e a Lambda sublinha sua crença no potencial das inovações tecnológicas e na capacidade destas de remodelar a economia global. A trajetória de Eduardo Saverin, desde suas origens em São Paulo até seu status atual como um dos homens mais ricos do mundo, reflete não apenas uma jornada pessoal de sucesso mas também a capacidade de influenciar e moldar o futuro da tecnologia e do empreendedorismo global.

Destaques