Primata em perigo: resgate de macaco-prego submetido a drogas e álcool

ação policial em Minas revela abuso de macaco-prego com substâncias ilícitas

Por Plox

06/04/2024 10h54 - Atualizado há 23 dias

Em uma operação realizada em Congonhas, na Região Central de Minas Gerais, a Polícia Civil conseguiu resgatar um macaco-prego que estava sofrendo maus-tratos. A ação aconteceu nesta sexta-feira (5) após recebimento de denúncias indicando que um homem de 26 anos estaria envolvido na situação, fornecendo bebida alcoólica e drogas ao animal e compartilhando os atos nas redes sociais.

Ao chegar no local, situado no bairro Ideal, as autoridades encontraram o primata em condições degradantes, enfrentando alto nível de estresse, e privado de água e alimento. O responsável pelas ações foi detido e encaminhado à delegacia local.

Foto: Polícia Civil

alerta de especialistas

Durante o resgate, a equipe contou com o apoio de profissionais especializados, incluindo bombeiros e a veterinária Carla Sassi. Esta última observou sinais claros de angústia no comportamento do macaco, que chegava a colocar a ponta da cauda na boca e a consumir suas próprias fezes como única forma de alimentação.

Foto: Polícia Civil

Em conversa com o g1, Fernanda Raggi, bióloga da Uni-BH, identificou o animal como pertencente à espécie Sapajus Nigritus, ou macaco-prego preto, uma espécie não permitida para criação doméstica. Raggi alertou sobre os perigos da criação ilegal de animais silvestres, destacando que tal prática pode ameaçar a sobrevivência da espécie, alterar seu comportamento natural, diminuir sua expectativa de vida e até facilitar a transmissão de doenças para seres humanos.

O macaco foi finalmente retirado da situação precária e está recebendo os cuidados necessários. A polícia foi questionada sobre o estado legal do suspeito, mas ainda não forneceu informações adicionais.

Destaques