Nova tecnologia elimina amortecedores tradicionais e promete maior eficiência energética em veículos híbridos e elétricos

Marelli lança inovação em suspensão que pode transformar o setor automotivo

Por Plox

07/03/2024 12h55 - Atualizado há cerca de 2 meses

A Marelli, empresa italiana de tecnologia automotiva, anunciou o desenvolvimento de uma suspensão digital revolucionária, capaz de eliminar a necessidade de amortecedores convencionais. Este sistema inovador é composto por quatro atuadores elétricos que se conectam diretamente ao braço de suspensão, oferecendo uma melhoria significativa no conforto e no desempenho dos veículos. A tecnologia é particularmente promissora para carros híbridos e elétricos, pois além de otimizar a experiência de condução, também contribui para a regeneração de energia.

 

Foto: Marelli/Divulgação

Os atuadores são gerenciados por uma unidade de controle eletrônico (ECU), que ajusta constantemente a suspensão às condições da estrada, proporcionando uma viagem mais suave e estável. Este ajuste dinâmico minimiza as vibrações e os impactos causados por irregularidades no asfalto, melhorando a qualidade da condução em diferentes situações, como curvas, acelerações e frenagens.

Um dos grandes diferenciais da suspensão digital é a ausência de óleo ou gás pressurizado, componentes comuns em sistemas de amortecimento tradicionais. Essa característica não só reduz o ruído durante o funcionamento, mas também diminui o peso do veículo, já que o sistema pesa apenas 6 kg por roda. Adicionalmente, a capacidade de recuperação de energia do sistema é uma vantagem significativa. Ao converter parte da energia cinética em eletricidade durante o movimento, alimenta uma bateria de 48V, tornando o veículo mais eficiente e sustentável.

Ainda não foi divulgada uma data específica para a comercialização da suspensão digital, mas a Marelli já está realizando testes avançados e negociando com diversas montadoras. A expectativa é que essa tecnologia redefina os padrões de conforto, desempenho e eficiência energética nos futuros veículos, marcando um novo capítulo na indústria automobilística.

Destaques