Marinha mobiliza maior navio de guerra da América Latina para resgate no Rio Grande do Sul

Operação inclui apoio de viaturas, militares e equipes médicas

Por Plox

07/05/2024 10h05 - Atualizado há 12 dias

A Marinha do Brasil enviará, a partir desta quarta-feira (8), o Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico – o maior navio de guerra da América Latina – para apoiar as operações de resgate e ajuda humanitária no Rio Grande do Sul. A embarcação, que parte da Base Naval do Rio de Janeiro, transportará suprimentos e viaturas, além de atuar no resgate de pessoas isoladas pelas chuvas e alagamentos que atingem a região.

Marinha do Brasil

Além de oito embarcações de médio e pequeno porte, o Atlântico contará com duas estações móveis de tratamento de água, capazes de produzir 20 mil litros de água potável por hora para suprir a demanda das cidades afetadas pela falta de água após o rompimento de barragens.

Para reforçar a operação de resgate, o navio também levará 40 viaturas e 200 militares para auxiliar na desobstrução de vias, além de equipes de saúde formadas por médicos e enfermeiros.

O apoio aéreo da Marinha será ampliado com o envio de oito helicópteros, somando-se às quatro aeronaves que já operam na região, totalizando 12 helicópteros para as atividades de busca e salvamento.

A Marinha está mobilizando ainda outras embarcações para a missão de auxílio ao estado:

O Navio de Apoio Oceânico Mearim e o Navio-Patrulha Oceânico Amazonas partirão nesta terça-feira (7) em direção ao Rio Grande do Sul, equipados com três embarcações menores.

A Fragata Defensora sairá na quarta-feira (8), transportando doações e suprimentos para as vítimas do temporal.

Destaques