Tragédia no RS: enchentes já causaram 85 mortes e aeroportos fechados

Estado enfrenta desastre climático com mais de 200 mil pessoas desalojadas e sistema de dados estaduais fora do ar

Por Plox

07/05/2024 06h50 - Atualizado há 12 dias

A tragédia no Rio Grande do Sul, causada por fortes chuvas e enchentes, já deixou 85 mortos, segundo boletim da Defesa Civil divulgado no fim da tarde de segunda-feira (6). Há mais quatro mortes sob investigação para determinar se foram causadas pelas enchentes que assolam o estado. O número de feridos chega a 339, enquanto 134 pessoas permanecem desaparecidas. Mais de 201 mil pessoas estão fora de casa, sendo 153.824 desalojadas e 47.676 em abrigos públicos.

Foto:  Gustavo Mansur/ Palácio Piratini Gov RS

 

As inundações, que afetaram a maior parte do estado, já impactaram mais de 1,17 milhão de gaúchos. O número de municípios afetados aumentou para 385. Como resposta, o governo federal antecipou a liberação de R$ 580 milhões em emendas parlamentares para as cidades afetadas, dos quais R$ 538 milhões devem ser destinados a ações de saúde pública.

O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, foi inundado e permanece fechado por tempo indeterminado, com todas as operações suspensas. A água chegou até as escadas rolantes dentro do prédio. Além disso, o governo estadual informou que irá desligar o sistema de processamento de dados devido às enchentes.

Destaques