BC celebra bicentenário da primeira Constituição com moeda especial de R$ 5

Edição limitada em prata será apresentada ao público na sede do Congresso Nacional

Por Plox

08/04/2024 21h22 - Atualizado há 22 dias

Na próxima quinta-feira, dia 11 de abril, às 9h30, o Banco Central do Brasil vai realizar uma cerimônia especial no Salão Nobre do Congresso Nacional para lançar uma moeda comemorativa de prata, com valor de face de R$ 5. Este lançamento é parte das celebrações do bicentenário da primeira Constituição do Brasil, um marco que estabeleceu o sistema bicameral no Legislativo brasileiro, dividido entre a Câmara dos Deputados e o Senado Federal.

 

Banco Central — Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Uma homenagem ao poder legislativo

O Banco Central promove este lançamento como um tributo ao Poder Legislativo, rememorando os 200 anos do documento que estruturou o bicameralismo no país. A primeira Constituição do Brasil foi promulgada em 25 de março de 1824 por D. Pedro I, destacando-se pela instituição do Poder Moderador, uma ferramenta de controle que colocava o imperador acima dos demais poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.

Aprovação e detalhes do lançamento

Inicialmente programado para março, o lançamento da moeda foi aprovado em novembro do ano passado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que é composto por Fernando Haddad, ministro da Fazenda; Simone Tebet, ministra do Planejamento e Orçamento; e Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central.

Destaques