Governo planeja suspender pagamento da dívida do RS e financiar famílias afetadas, diz Haddad

Linha de crédito com juros reduzidos visa reconstruir lares destruídos pelas enchentes que devastaram o estado gaúcho

Por Plox

08/05/2024 10h36 - Atualizado há 11 dias

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, revelou nesta quarta-feira (8) que o presidente Lula deve anunciar duas medidas para fornecer apoio financeiro ao Rio Grande do Sul, que enfrenta os impactos de chuvas e enchentes devastadoras. Haddad compartilhou que a proposta de suspensão do pagamento da dívida estadual, encaminhada ao presidente via Casa Civil, pode ser aprovada nas próximas 24 horas. O objetivo é garantir que o estado consiga se recuperar durante o período de calamidade, que está previsto para vigorar até 31 de dezembro deste ano.

Rafa Neddermeyer/ Agência Brasil

Linha de crédito subsidiada:

Além da suspensão da dívida, Haddad falou sobre a necessidade de uma linha de crédito subsidiada para auxiliar a população na reconstrução de suas vidas. Ele ressaltou, em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, que o governo precisa oferecer condições acessíveis para que os atingidos possam refazer seus lares. “Não adianta esse juros que o banco cobra, não vai resolver o problema do povo gaúcho. Precisamos de uma linha de crédito subsidiada que possa garantir que as pessoas reconstruam suas vidas”, explicou o ministro.

Detalhamento das medidas:

As linhas de crédito em análise na Casa Civil serão direcionadas especificamente para as famílias impactadas pelas enchentes. O governo espera definir e anunciar em breve os valores e os detalhes da taxa de juros.

Destaques