Alerta sobre a exploração sexual infantil na internet cresce em meio à falta de ação das plataformas digitais

Denúncias batem recorde em 2023, enquanto especialistas criticam a inércia das empresas de tecnologia na proteção de menores

Por Plox

09/03/2024 07h19 - Atualizado há cerca de 2 meses

A Childhood Brasil, uma organização dedicada à defesa dos direitos das crianças, aponta um alarmante aumento nas denúncias de exploração sexual infantil online, com um recorde de 71.867 casos relatados em 2023. Este aumento de 28% em relação ao ano anterior destaca um problema crescente que parece agravado por cortes nas equipes de segurança digital das grandes empresas de tecnologia, a venda de imagens de nudez por adolescentes e o uso prejudicial da inteligência artificial.

Eva: 'Ausência de regulamentação expõe a criança'CHILDHOOD BRASIL/DIVULGAÇÃO

Cenário Preocupante

Eva Dengler, superintendente de Programas e Relações Empresariais da Childhood Brasil, expressa profunda preocupação com a escalada dessa forma de abuso. Segundo ela, a exploração sexual infantil online é uma questão complexa, frequentemente subestimada ou mal interpretada pela sociedade, que muitas vezes a naturaliza devido a percepções distorcidas sobre a prostituição e a necessidade econômica.

Falta de Regulamentação e Responsabilidade

Dengler critica a postura das grandes plataformas digitais e redes sociais, acusando-as de negligenciar a segurança de crianças e adolescentes em prol de ganhos financeiros. A ausência de regulamentações específicas que obriguem essas empresas a criar ambientes seguros é apontada como uma falha grave, permitindo a proliferação de conteúdos abusivos e a exploração de menores.

Dados Alarmantes e Aumento de Casos

O aumento significativo de imagens abusivas autogeradas e a escalada de extorsão sexual são indicativos de um problema que se agrava, evidenciando a urgência de uma resposta coordenada. Apesar dos esforços para combatê-lo, a falta de dados consolidados e de controle efetivo sobre esses crimes no Brasil impede uma luta mais eficaz contra a exploração sexual infantil na internet.

Chamado por Ação e Regulamentação

A especialista destaca a importância da regulamentação como um passo crucial para proteger os menores no ambiente digital. A resistência das empresas de tecnologia contra medidas regulatórias apenas reforça a necessidade de uma legislação robusta que assegure a responsabilização dessas plataformas.

Orientações aos Adultos

Dengler também oferece conselhos práticos aos pais e responsáveis, enfatizando a importância de dialogar abertamente com crianças e adolescentes sobre os perigos online. Ela incentiva a conscientização sobre o compartilhamento seguro de informações e a importância de estabelecer relações digitais confiáveis.

Destaques