Frutas perigosas para Cães: Veterinária alerta sobre riscos à saúde dos Pets

Especialista da Petz, Dra. Suelen Silva, Destaca Alimentos Nocivos que Devem Ser Evitados na Dieta Canina

Por Plox

09/03/2024 10h13 - Atualizado há cerca de 2 meses

Cuidar da alimentação do seu cão vai além de oferecer amor e carinho, envolve conhecimento sobre o que pode ou não ser saudável para seu pet. Contrariando o senso comum de que frutas e vegetais que beneficiam humanos são igualmente bons para os cachorros, especialistas alertam para os perigos específicos que certas frutas representam para a saúde dos pets. A ingestão de alguns desses alimentos pode acarretar em problemas graves, incluindo doenças hepáticas e renais.

Foto: Pixabay/Reprodução

Embora algumas frutas e legumes possam, de fato, ser benéficos e servir como petiscos naturais para os cães, outros são altamente perigosos. A médica-veterinária da Petz, Dra. Suelen Silva, compartilha uma lista de frutas que os cachorros não devem comer sob hipótese alguma, visando prevenir desde desconfortos gastrointestinais até condições mais sérias.

Entre os alimentos destacados pela especialista, o abacate é apontado como prejudicial devido à presença da persina, uma substância tóxica para os pets que pode levar a vômitos, diarreias e problemas cardíacos. O abacaxi, embora não seja considerado venenoso, é desaconselhado por sua acidez, capaz de causar problemas estomacais. Já a carambola contém toxinas que provocam insuficiência renal e alterações neurológicas devido ao ácido oxálico e à caramboxina.

Frutas como cereja e damasco, apesar de terem polpas seguras para consumo, contêm cianeto em suas partes não comestíveis, como sementes e folhas, podendo causar falência respiratória. O coco, rico em triglicerídeos, pode desencadear distúrbios gastrointestinais. O açaí, semelhante ao chocolate, é rico em teobromina, uma substância tóxica para os cães. Além desses, figo, laranjas, limão, maracujá, uvas e passas são enfatizados como frutas a serem evitadas na alimentação canina devido aos riscos de reações alérgicas, problemas gastrointestinais e até casos mais graves de intoxicação.

A recomendação é clara: evite oferecer essas frutas ao seu cão e opte por petiscos mais apropriados para garantir a saúde e bem-estar do seu animal de estimação. Escolher o petisco ideal requer atenção às necessidades nutricionais específicas dos pets e conhecimento sobre os alimentos que são seguros para eles, afastando os riscos associados à ingestão de itens potencialmente nocivos.

Destaques